Baldur’s Gate 3 regravou falas para incluir pronomes neutros, considerado um ‘divisor de águas’
O estúdio Larian Studios, responsável por Baldur’s Gate 3, trouxe de volta parte do elenco de dublagem para o estúdio a fim de regravar falas que incluíssem os pronomes they/them (neutros em inglês), em uma iniciativa inédita no cenário dos grandes RPGs.
Lançado em 2023 e amplamente reconhecido como “o jogo mais queer de todos os tempos”, Baldur’s Gate 3 se destacou por sua representação diversa de personagens e relacionamentos, além de ter vencido prêmios de Jogo do Ano e em diversas categorias em premiações como Gayming Awards, Brazil Game Awards, BAFTA e também na Game Awards.
Em entrevista recente ao The Gamer, a diretora de performance Aliona Baranova explicou o impacto dessa decisão. “Foi um divisor de águas quando a Larian decidiu que todas as falas que mencionassem pronomes seriam regravadas com a opção they/them”, afirmou. “Nós já tínhamos gravado muitas falas com apenas ‘he’ e ‘she’, mas pedimos para os atores voltarem ao estúdio para garantir que, mesmo que fosse uma única linha, existisse a versão com ‘they/them’.”
Entre os dubladores que retornaram estão nomes como Samantha Béart (ela/elu), voz da personagem Karlach, e Jennifer English, que elogiou a decisão do estúdio e destacou a importância de outras desenvolvedoras seguirem o exemplo.
“Você pode correr esses riscos — entre aspas — e colher os frutos, se fizer isso com o coração”, disse English. “Com uma boa escrita, boas performances e direção, e paixão verdadeira, o resultado fala por si.”
Béart, que já havia comentado sobre o papel da representatividade nos games, alertou no início deste ano para um recuo nas narrativas LGBTQ+ na indústria, em meio ao enfraquecimento de políticas de diversidade e inclusão em grandes empresas. “Histórias estão sendo cortadas”, afirmou. “Mas vamos superar isso juntos.”
A postura da Larian reforça a reputação de Baldur’s Gate 3 como um marco na inclusão e na humanização de personagens dentro do gênero RPG, não apenas pela liberdade narrativa, mas também pela atenção aos detalhes e respeito à identidade de seus jogadores.
Fonte: Pink News









