Gayming Awards 2025 | Dragon Age: The Veilguard é o grande vencedor do prêmio gamer LGBTQ+
Na última semana, aconteceu a edição 2025 do Gayming Awards, principal premiação do mundo dedicada a reconhecer a representatividade LGBTQ+ nos games, na indústria e entre criadores de conteúdo. O grande destaque do evento foi Dragon Age: The Veilguard, que venceu nas categorias de Jogo do Ano e Melhor Personagem LGBTQ+ pelo protagonismo de Rook.
A cerimônia foi apresentada por DEERE e MiladyConfetti, com participação especial da drag queen Morgan McMichaels, conhecida por RuPaul’s Drag Race. O evento teve transmissão exclusiva pelo WOW Presents Plus, e reuniu mais de 200 convidados, incluindo influenciadores, celebridades e nomes da indústria, em uma festa presencial no The Abbey, em West Hollywood.
Ao todo, foram 12 categorias premiadas, celebrando jogos, criadores, projetos e figuras que promoveram diversidade e inclusão em 2024. Um dos pontos altos foi o Gayming Icon Award, concedido a Rebecca Heineman pelo conjunto de sua contribuição para a comunidade LGBTQ+ nos games e nos esportes eletrônicos, saiba mais sobre ela nessa matéria completa. Outro destaque foi a seleção da nova turma de streamers para a Rising Star Class, reconhecendo criadores em ascensão com impacto positivo na comunidade.
Confira a lista completa de vencedores:
- Jogo do Ano: Dragon Age: The Veilguard (BioWare / EA)
- Prêmio dos Leitores da Gayming Magazine: The Last of Us Part II: Remastered (Naughty Dog / PlayStation)
- Gayming Icon Award: Rebecca Heineman
- Dublador(a) LGBTQ+ do Ano: Erika Ishii
- Prêmio de Diversidade na Indústria: Code Coven
- Impacto na Comunidade: Stream for a Cause
- Melhor Personagem LGBTQ+: Rook, de Dragon Age: The Veilguard
- Melhor Indie LGBTQ+: Kitsune Tails (Kitsune Games / MidBoss)
- Criador(a) de Conteúdo do Ano: PearlTeese
- Rising Star Class de 2025: BoyeFran, Bvssykatdoll, Mynxie666 e WillJinkies
- Contribuição LGBTQ+ para os Esports: Bailey McCann
- Entretenimento Geek LGBTQ+ do Ano: Arcane – Segunda Temporada (Netflix)
O evento também foi um momento de arrecadação para a Gayming Foundation, nova organização criada para ampliar os esforços do site e da premiação em prol da representatividade nos jogos eletrônicos. Segundo o fundador Robin Gray, “Mais do que nunca, precisamos apoiar, celebrar e proteger uns aos outros. E este ano conseguimos fazer isso de forma ainda maior e mais ousada”.
A edição 2025 contou com patrocínio de marcas como Elgato, Fireshine Games, RuPaul’s Drag Race Match Queen, Sugoi Mart e Federation of Gay Games. O evento pode ser assistido pelo streaming WOW Presents Plus.
Fonte: Gayming Mag
