Primeiras Impressões | LAN Party Adventures
LAN Party Adventures, do estúdio peruano The LEAP Studios, é uma verdadeira carta de amor aos anos 2000 e à geração que viveu a era de ouro dos computadores montados à mão, das madrugadas no mIRC, e dos cabos VGA rosqueados com dedicação. O jogo. que lança hoje (29) sua demo para o Steam Next Fest, combina simulação técnica com uma narrativa investigativa leve e se destaca pela imersão nostálgica e mecânicas surpreendentemente detalhadas.
Logo no primeiro nível da demo, somos colocados na pele de um jovem que precisa montar seu setup inteiro: da escolha do lugar para os móveis à conexão precisa de cabos de energia, monitor e internet. E sim, você precisa rosquear o cabo do monitor, o tipo de detalhe que mostra o carinho e precisão histórica do estúdio.
O ambiente é um dos pontos altos: o quarto do protagonista parece saído diretamente de um catálogo dos anos 2000. Posters de alienígenas, quadrinhos, videogames, carpete estampado e até caixas com Funtengo Power e revistas da época criam uma ambientação que conversa diretamente com a memória afetiva de uma geração inteira.
Além disso, o jogo conta com elementos narrativos apresentados em forma de chamadas telefônicas, bilhetes e e-mails, sugerindo um mistério envolvendo o desaparecimento de Pedro, um dos amigos do grupo. A narrativa ainda está em seus primeiros passos, mas promete evoluir para algo que mistura Scooby-Doo com Stranger Things no formato de um job simulator retrô.
No modo sandbox, é possível montar seu próprio quarto dos sonhos do ano 2000, com liberdade para organizar cada detalhe. Intuitivo e viciante, ele expande a experiência de forma criativa e divertida.
Apesar da proposta simples, LAN Party Adventures brilha ao entregar uma experiência que vai muito além da nostalgia pela nostalgia. É uma homenagem interativa, acessível e feita com alma, daquelas que aquecem o coração de quem já passou horas tentando conectar um modem sem travar o Windows.