Review | Astro Bot
O exclusivo de PlayStation vem com uma alma de ‘jogo do Mario’ no melhor modo possível de dizer. Astro Bot foi lançado em 2 de outubro, desenvolvido pela Team ASOBI, estúdio interno da SIE Japan Studio, e o jogo de plataforma 3D chegou aclamado pela mídia e ele realmente é tudo isso mesmo. Um jogo de plataforma que não tenta reinventar a roda, mas faz melhor uso daquilo que tem ao seu dispor, inclusive utilizar bem as vantagens e diferenças do controle háptico da PlayStation tão amplamente divulgado – coisa que a Nintendo já faz há tempo com seus controles. E fazer um jogo pensando na plataforma, pensado na história dos videogames e da empresa em que está inserido, pensado no hardware e – acima de tudo – pensado na diversão, faz de Astro Bot um dos melhores – senão O Melhor – lançamentos do ano.
A premissa é simples e parte do mesmo pressuposto do rápido jogo tech demo grátis disponível para PlayStation 5, Astro’s Playroom, você vai atravessar mundos diferentes, enfrentando inimigos e passando por obstáculos para encontrar as partes de sua nave – que é um PlayStation 5 – e juntas toda sua galera de bots que se espalharam pelo universo após um ataque alienígena.
Cada mundo único, cada pedacinho desse universo, seus segredos e, principalmente, seus easter eggs são pensados e trabalhados com tanto carinho e dedicação que fica fácil entender o sucesso que esse jogo alcançou. Fica difícil não cair naquelas mesmas frases batidas de ‘é uma carta de amor ao gênero’, ‘é uma obra-prima para quem gosta de plataformas’, mas é realmente isso que Astro Bot parece ter sido desenhado para ser. Uma carta de amor e uma obra prima de homenagens ao gênero e ao mundo dos jogos.
Cada fase apresenta – pela falta de uma palavra melhor – ‘power ups’ diferentes para você atravessar o mundo e enfrentar os desafios e cada um é mais bem pensado e feito do que o outro, realmente bastante calculado e trabalhado. Por hora você é uma esponja que cresce e no outro momento tem uma mochila de elefanta que suga elementos e os transforma em novas plataformas cada uma com detalhes do elemento para você atravessar os desafios.
Isso sem falar das fases incríveis baseadas em franquias da Sony. God of War, Uncharted, Horizon e outros ganham ainda mais destaque e trazem um pouco de seu tempero para o já delicioso sabor de Astro Bot, fazendo a jornada ser ainda mais gostosa de se aproveitar.
Astro Bot não é um jogo longo, mesmo se você pensa em platinar, e não é nem pelo tempo físico que você pode perder com ele, por que a jornada é tão tão divertida que o tempo vai passar sem você perceber. As músicas são muito bem feitas, a criação do mundo é sem igual, o level desgin, tudo aqui é feito com muito carinho para por um sorriso no seu rosto e um calorzinho no coração de quem a muito tempo precisava de um jogo assim – principalmente da Sony. É uma franquia que a empresa deve continuar investindo, pois realmente é algo único, uma obra prima que a Sony precisa agarrar para fazer a gente sorrir ainda mais no futuro.
[Nota do Editor: Astro Bot foi analisado a partir da sua versão para PlayStation 5.]