Review | Popucom

Colorido, criativo e cooperativo. Imagine um jogo que traz a vibe de Splatoon, com a jogabilidade daqueles jogos de juntar bolinhas para estourar com cooperação entre amigos no estilo Overcooked. Essa mistura é POPUCOM, uma das grandes surpresas do ano quando o assunto é diversão cooperativa. Com visual vibrante e gameplay criativo, o novo jogo da Hypergryph, que chega dia 1º de junho, entrega uma experiência única, mas também com algumas decisões que podem não agradar todo mundo.

POPUCOM é um jogo exclusivamente multiplayer, ou seja, não existe campanha solo ou opção de jogar com IA. Tudo gira em torno da cooperação e da sinergia entre jogadores. Seja na campanha para dois ou no modo festa com até quatro pessoas, o game exige uma boa comunicação. E aqui entra um dos pontos mais divisivos: não há sistema de matchmaking público. Todas as partidas, inclusive online, são realizadas via salas privadas com senha. Ou seja, você precisa combinar com seus amigos para jogar, o que pode ser um impeditivo para quem procura partidas rápidas ou está jogando sozinho.

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No entanto, quando você está com a equipe certa, POPUCOM é puro charme e diversão. A jogabilidade combina puzzles de cores no estilo “match-3”, exploração em plataformas 3D, combate leve e uma sequência de mecânicas criativas. Desde um escudo que rebate projéteis até uma mochila robótica que permite puxar objetos ou balançar entre plataformas, o jogo mantém a experiência sempre fresca. O design das fases é inteligente, com variedade constante de desafios e momentos inesperados, como voar em um pinguim ou se transformar em bomba.

Outro destaque está na acessibilidade. Há diversas opções para jogadores iniciantes ou casuais: assistência de mira, marcações visuais para ajudar no pulo, desativar dano, entre outros recursos. Além disso, o jogo permite personalizar o personagem com itens cosméticos que, embora não influenciem na jogabilidade, aumentam o apelo estético. E os puzzles são uma diversão a parte, é preciso entender o que fazer, compartilhar com amigos e coordenar as jogas para tudo sair da melhor maneira para todos. E se seu amigo morrer lá atrás, vai que morrer também para voltar e ajudar ele novamente.

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Visualmente, POPUCOM é um espetáculo. Cores vibrantes, personagens carismáticos, cenários detalhados e uma trilha sonora energética fazem com que o jogo tenha identidade própria, mesmo com inspirações visíveis. Tudo é pensado para manter o clima leve e divertido, seja enfrentando chefões-bolha ou resolvendo puzzles com seu parceiro de jogo.

POPUCOM é um dos ótimo jogo cooperativo. Seu charme, variedade e criatividade fazem dele uma experiência marcante para quem curte jogar com amigos. Ele une o melhor do multiplayer divertido com uma execução técnica incrível. Ainda que a ausência de matchmaking público e de um modo solo possa limitar seu alcance, a proposta é clara: POPUCOM é feito para ser compartilhado. Se você tem com quem jogar, prepare-se para dar boas risadas, enfrentar desafios de cabeça colorida erguida e viver uma aventura deliciosa que lembra o espírito dos bons tempos do couch co-op – mesmo à distância.

Popucom
Veredito
Com música animada, arte caprichada e fases que parecem brinquedos interativos, POPUCOM é o tipo de jogo que te faz sorrir do começo ao fim. Só fica o desejo de que houvesse mais opções de conexão com a comunidade, já que o jogo se limita a interações entre amigos.
História/Conceito
90
Gameplay
100
Diversão
100
Design
90
Som/Trilha
90
Prós
Visual vibrante e carismático
Jogabilidade criativa
Coop divertido
Variedade de mecânicas e gadgets
Vários modos
Boa acessibilidade
Customização
Contras
Não possui modo single player
Sem matchmaking público
Falta opção de correr com o personagem
94

[Nota do Editor: POPUCOM foi analisado a partir da sua versão para PC via Steam. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Theogames para avaliação.]

Neto Verneque

Autor /

O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.

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