Ubisoft lança ferramenta open source para tornar jogos mais acessíveis a jogadores daltônicos

A Ubisoft deu um importante passo rumo a um futuro mais inclusivo nos games. Durante a Game Accessibility Conference, a publisher revelou o lançamento do Chroma, uma nova ferramenta gratuita e de código aberto que simula daltonismo em tempo real para ajudar desenvolvedores a criarem experiências mais acessíveis desde as fases iniciais de produção.

Desenvolvido pela equipe de Controle de Qualidade da Ubisoft na Índia, o Chroma permite que desenvolvedores visualizem seus jogos da mesma forma que pessoas com diferentes tipos de daltonismo os enxergariam — tudo isso sem comprometer o desempenho do projeto. A tecnologia é baseada no algoritmo Color Oracle, amplamente reconhecido por sua precisão em simular deficiências visuais.

“O design inclusivo eleva a experiência de todos os jogadores”, destacou Ritu Chowdhary, diretora de QA na Ubisoft.

O Chroma nasceu de uma colaboração entre times técnicos e especialistas em acessibilidade, como David Tisserand (Diretor de Acessibilidade da Ubisoft) e Ian Hamilton (consultor da área), e foi pensado para ser simples de integrar a diferentes fluxos de trabalho — desde design de interface e arte digital, até desenvolvimento de software e produção de vídeo.

“O Chroma foi criado com um propósito claro — tornar a acessibilidade para daltonismo uma parte natural do processo criativo e de testes”, explicou Jawad Shakil, gerente de projetos da equipe.

Além de permitir simulações em tempo real, a ferramenta ajuda criadores a identificar erros de contraste, uso inadequado de cores e falhas de navegação visual, promovendo designs mais funcionais e inclusivos.

A Ubisoft convida profissionais da indústria, defensores da acessibilidade e equipes de QA/QC a utilizarem, adaptarem e contribuírem com o Chroma, que já está disponível em código aberto a partir de hoje. A proposta é clara: tornar o acesso à acessibilidade algo natural e viável para todos os estúdios, independentemente do tamanho.

Fonte: Release de imprensa

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