Review | Caravan SandWitch
Caravan SandWitch, da desenvolvedora independente Plane Toast, em colaboração com a editora independente Dear Villagers, é uma cativante aventura de exploração baseada em narrativas ambientada em um mundo de ficção científica lindamente elaborada chamado Cigalo, inspirado na região de Provença, no sul da França. E se tem uma coisa que pode definir totalmente esse jogo é: ambientação. As músicas, as pequenas cutscenes de contemplação e a arte e estética colocam esse jogo em um nível de deslumbre que poucos conseguem fazer.
Você é Sauge, a personagem principal da nossa história, que após seis anos do desaparecimento de sua irmã recebe uma mensagem de socorro da nave dela, e acreditando que possa ter novas pistas de onde ela está, ou o que aconteceu com ela, retorna ao seu país de origem, Cigalo, reencontrando rostos a muito tempo deixados para trás pelo caminho. Cigalo é um planeta já devastado, abandonado e cheio de destroços de uma civilização que em algum momento foi triunfante. Com a ajuda de uma van amarela que ela ganha de uma amiga você se coloca para explorar esse mundo vasto e descobrir os mistérios que veio buscar.
O mundo em si é um personagem a parte da história já que ele é incrivelmente bem feito. quando falei sobre ‘cutscenes de contemplação’, algumas vezes você ativa um botão de ação em um ponto que te leva apenas a comtemplar e apreciar a vista realmente. E com um mundo desse não é algo que faz você perder tempo. A movimentação pelo mundo, no entanto, por vezes encontra algum bug ou movimento ruim de câmera, mas nada que tire a beleza da ambientação nesse mundo com biomas e lugares diferentes para você conhecer.
Os personagens são cheios de personalidade e cada ponto do lugar tem algo para você explorar, conhecer e conseguir itens, por tanto nada aqui parece feito apenas para ‘aumentar’ a gameplay. Tudo é pensado e cria toda a ambientação perfeita que esse jogo coloca você para sentir. E nesse vasto ambiente você vai fazer pequenas missões e quebra-cabeças simples, para desbloquear itens, conhecer personagens e garantir um bom aproveitamento da exploração que o jogo propõe. Nada disso é particularmente desafiador, mas é encantador de forma sutil. Para quem gosta de desafios mais intensos, isso pode ser um ponto negativo, mas para quem prefere uma experiência mais contemplativa, é da complexidade ideal.
O jogo não só apresenta o mundo delicadamente como faz ser possível você adaptar sua experiência com diversas opções de diminuição de UI, sons e tantos outros, tornando-o um jogo bem acessível. Além de aplicar linguagem neutra em determinados momentos do jogo abraçando a inclusão de uma maneira bela.
Caravan SandWitch é uma experiência sensorial única que convida os jogadores a explorar um mundo rico em detalhes e cheio de personalidade. Com uma narrativa tocante e uma ambientação deslumbrante, o jogo oferece uma jornada tranquila e envolvente, ideal para quem gosta de explorar sem pressa. Embora apresente alguns pequenos problemas técnicos, como bugs de câmera, esses percalços são facilmente esquecidos diante da beleza visual e do design acessível e inclusivo. Se você procura um jogo que ofereça uma experiência de exploração imersiva e uma história emocionalmente cativante, Caravan SandWitch é a escolha perfeita. Pegue sua van, aventure-se, e descubra os mistérios deste mundo fascinante.
[Nota do Editor: Caravan SandWitch foi analisado a partir da sua versão para PlayStation 5. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Jesús Fabre para avaliação.]