Octopath Traveler iniciou uma onda estética de jogos HD-2D e eu não estou nem um pouco incomodado com isso. Muito pelo contrário! Inclusive acho que esse seria o caminho ideal para os remakes de Pokémon, mas não estamos aqui para falar de nenhum desses RPGs, estamos aqui para falar de Terra Memoria. um oturo RPG da desenvolvedora independente francês La Moutarde e da publisher também francesa Dear Villagers.

Aconchegante e fofo de RPG com esse estilo estético impecável de HD-2D em Terra Memoria você comenda seis amigos em uma missão por um mundo cheio de magia e mistério, perfeito para exploração, criação e amizade. Muita aventura e histórias em um mundo recheado de NPCs e cidades com personalidade, carismas e segredos por trás de quebra-cabeças.

Terra Memoria traz a fórmula já conhecida de RPG com classes de personagens, minigames de culinária e uma terra vasta a ser explorada além de um plot para os seus aventureiros resolver. Aqui a escassez de cristais mágicos e o súbito despertar de robôs antigos levam esses seis novos amigos a uma investigação maluca pela Terra. Você controla todos os membros do grupo, à medida que cada um embarca em sua própria história e traz suas habilidades únicas para a mesa enquanto se envolvem no combate por turnos contra os inimigos e obstáculos do caminho.

Captura de Tela (1118)
Captura de Tela (1121)
Captura de Tela (1122)
Captura de Tela (1124)
Captura de Tela (1125)
Captura de Tela (1132)
Captura de Tela (1139)
Captura de Tela (1150)
Captura de Tela (1152)
Captura de Tela (1153)
Captura de Tela (1155)
Captura de Tela (1162)
Captura de Tela (1102)
Captura de Tela (1115)
Captura de Tela (1117)
previous arrow
next arrow

Onde Terra Memoria mais se valoriza e se destaca é no combate, o sistema por turnos já clássico de RPGs com a ideia de ordens de ataques e dupla entre os personagens que garantem combos e personalizações diferentes a cada vez é interessantíssima e bastante bem vinda. O jogo também traz variedade na gameplay com o já dito minigame de culinária além de missões que demandam do jogador craftar itens e moldar as coisas como precisar. Será necessário criar e colocar barreiras, ou remontar trilhos de trem por exemplo. A trilha sonora é boa, mas não é memorável.

E isso talvez seja um dos poucos fracassos do game. Ele pode muito bem ser não memorável. Mesmo trazendo alguma novidade ao gênero e ao combate padrão, Terra Memoria se torna um dentre tantos outros RPG também cheios de personalidade e mundos carismáticos. Realmente falta aquele tempero que é difícil saber o que é para realmente sair como algo diferente e único.

Terra Memoria, no entanto, não deixa de ser um ótimo game do gênero, trazer um mundo vasto e interessante e personagens carismáticos e cheios de personalidade. Resta saber se ele vai bater no seu coração de um jeito mais forte, ou de um jeito como outros RPG também bateriam.

Terra Memoria
Veredito
Carismático, cheio de personalidade e com a fórmula básica e de sucesso de um RPG de turnos, com a estética impecável em HD-2D. Terra Memoria tem tudo para se tornar um favorito, ou só mais um na biblioteca.
História/Conceito
90
Gameplay
85
Diversão
85
Design
100
Som/Trilha
80
Prós
Localização em português do Brasil
Arte belíssima em HD-2D
História e personagens interessantes
Contras
Pode parecer genérico
88

[Nota do Editor: Terra Memoria foi analisado a partir da sua versão para PC via Steam. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Press Engine para avaliação.]