Estudo da Universidade de Oxford revela que jogar videogame pode melhorar o humor

Um estudo inovador realizado pelo Oxford Internet Institute, em colaboração com o jogo PowerWash Simulator, revelou que jogar videogame pode ter efeitos positivos no humor dos jogadores. A pesquisa, conduzida com dados de mais de 67 mil sessões de jogo de 8.695 jogadores de 39 países, constatou que a maioria dos participantes relatou uma melhora significativa no humor durante as sessões de jogo.

Os resultados, publicados na revista Games: Research and Practice, indicam que 72% dos jogadores experimentaram uma elevação no humor após cerca de 15 minutos de jogabilidade, confirmando que videogames podem servir como uma atividade de recuperação emocional para ajudar a lidar com o estresse diário. A pesquisa utilizou uma edição especial do PowerWash Simulator que integrava ferramentas de coleta de dados sobre o estado emocional dos jogadores em tempo real, com mínimas interrupções na experiência de jogo.

Nossa pesquisa corrobora o que muitos jogadores já relatavam: jogar videogames pode trazer uma pequena, mas positiva, mudança no humor em curto prazo“, comentou o pesquisador Nick Ballou, da Universidade de Oxford.

O estudo é pioneiro ao analisar mudanças de humor em intervalos curtos e reais durante sessões de jogo, sendo um marco na compreensão de como jogos podem impactar as emoções dos jogadores no dia a dia. No entanto, os pesquisadores alertam que mais estudos são necessários para generalizar os resultados para outros tipos de jogos.

Para mais detalhes sobre o estudo, você pode acessar o artigo completo, em inglês, aqui.

Neto Verneque

Autor /

O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar