Se você é de Belo Horizonte, Minas Gerais, conhece os locais carimbados da cidade, como a Praça da Liberdade, a Rua Sapucaí, o Parque Municipal, o Viaduto de Santa Teresa, a Praça da Savassi e o Edifício Maletta e esses são os cenários do projeto A Gente Se Vê Por Aí, um jogo de visual novel com quatro personagens LGBTQIA+ da cidade que se encontram em um bar e contam suas histórias.

O projeto idealizado há três anos, em 2020, tem a direção de Lu Christófaro e Milo Utsch e está previsto para ser lançado gratuitamente às 19h, do dia 30 de outubro, no site do estúdio independente brasileiro Faísca, o projeto foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. O jogo visa apresentar cenários da capital mineira e seus personagens diversos da comunidade LGBTQIA+, estimulando o debate sobre a diversidade sexual, por meio do diálogo dos protagonistas e da interatividade com os jogadores.

“O jogo permite que apresentemos as belezas da nossa cidade, que não costuma ser palco dos cenários de jogos, além de dar espaço e voz para as histórias dessas pessoas da comunidade LGBTQIA+ que precisam ser ouvidas e vistas”

Lu Christófaro

Para promover a diversidade no projeto, foram convidados quatro roteiristas da comunidade LGBTQIA+ de Belo Horizonte, que não tinham experiência prévia com narrativa para jogos digitais. O jogo narrativo segue o relato dos personagens Éris, Cristofer, Anderson e “a Garota”, que se encontram num bar e contam suas histórias vivenciadas pela cidade. O jogador tem poder de decisão das ações que se apresentam, podendo definir as escolhas dos personagens.

“Cada um [dos roteiristas] ficou responsável por construir sua própria história e tiveram liberdade total para escrever o que quisessem, com apenas dois critérios: os personagens precisavam fazer parte da comunidade LGBTQIA+ e as histórias teriam que se passar em Belo Horizonte”

Lu Christófaro

A “Garota” é uma mulher lésbica, que mantém seu nome em segredo e trabalha com entregas por aplicativo. Ao receber um pacote misterioso, um problema se apresenta à personagem. A segunda história é a de Anderson, um homem cis gay, que encontra uma bolsa com alguns objetos misteriosos na rua. Ele percebe que os itens fazem referência a lugares diferentes do bairro Savassi, e, ao decidir investigar, descobre alguns segredos do seu namorado.

O jogo também apresenta Cristofer, um homem trans panssexual, que está atrasado para um compromisso e descobre que, por algum motivo, houve um erro em seu trajeto. E a quarta personagem é Éris, uma pessoa não binária, que marcou de se encontrar com um amigo na Rua Sapucaí, que desaparece. Éris então decide procurá-lo. Confira também o Instagram oficial do projeto, por este link.

Fonte: Release de Imprensa