Review | Terra Alia

Terra Alia é um daqueles jogos com uma proposta diferente que desperta o interesse em jogar. Desenvolvido pela 30 Parallel e publicado pela Boombox Games, Terra Alia é um RPG que pretende ajudar você a aprender uma nova língua. Com opções em português, inglês, francês e até chinês e japonês. O jogo mistura duas línguas – uma em que você é fluente e outra que deseja aprender – para levar seu personagem na jornada em um mundo mágico em que a língua vai ser seu principal aliado.

Lançado em 11 de outubro de 2023, o jogo tem essa premissa interessante de misturar um RPG com um aprendizado simples de uma nova língua, mas será que ao tentar englobar dois mundos distintos o jogo tem sucesso no que veio apresentar?

O Poder da Linguagem

Muita gente se gaba de ter aprendido alguma outra língua jogando videogame. Aqui aprender palavras em outra língua é parte intrínseca da sua jornada. Você é um mago recém-graduado da principal academia de magia do seu país natal e recebe um convite de uma antiga professora para estudar no exterior. Nessa terra onde magia e a tecnologia coexistem desde os primórdios da história, sua visita acaba se tornando uma busca de respostas e mistério já que sua professora está desaparecida. Mas para começar a desvendar os segredos dessa nova terra, aprender a língua dos habitantes ali é o seu primeiro passo.

A partir daí você irá melhorar suas habilidades, ganhar mais experiência e sobreviver a todos os tipos de desafios e encontros que surgirem na sua frente. Quebra-cabeças, combates, exploração e aprendizado de língua se misturam em Terra Alia e esse é um dos trunfos desse jogo, já que não é um jogo educativo, mas aprender palavras em outras línguas é necessário para você avançar na história. Por vezes, você receberá uma mensagem enigmática com palavras em outra língua e símbolos e para abrir uma passagem secreta deve saber a que palavras na sua língua ela correspondem. Além disso, para abrir baús e garantir itens que melhoram suas estatísticas, é necessário lembrar de palavras aprendidas anteriormente.

Fora isso, o aprendizado de língua também servirá para desafios de diálogo que aparecerão durante sua jornada, para ganhar mais baús e conhecer mais sobre as pessoas dessa nova e encantadora nação. No entanto, o resto do jogo fica meio que em segundo plano. O game apresenta um sistema robusto, mas confuso de evolução de habilidades e personagens em uma UI bastante cheia, além de um combate que realmente não é o ponto alto do jogo. O ritmo de combate e o modo em que se apresenta não são interessantes e ficam em segundo plano, já que o legal mesmo é descobrir as traduções dos objetos ao seu redor, descobrir quebra-cabeças e aprender uma nova língua. A apresentação tanto visual quanto sonora é simples, mas aliada ao combate estranho e a falta de personalidade do mundo e dos personagens fica mais aparente a simplicidade.

Pontos Finais

Terra Alia tem a grande vantagem de trazer uma nova perspectiva educativa para um mundo de magia e RPG, peca um pouco na segunda parte, mas a primeira consegue trazer com delicadeza, diversão e interesse. Além de apresentar diálogos e falas em diversas línguas, o que é importantíssimo para o objetivo do jogo que é deixar o aprendizado divertido. Nesse ponto ele até tem sucesso, mas poderia dar aquele passinho a mais. Dá aquela impressão de que se um dia ter um segundo e o foco da evolução no desenvolvimento for a parte game ele pode, sim, se tornar algo bem grandioso e interessantíssimo.

Terra Alia
Veredito
Um jogo com uma premissa muito interessante e traz um aprendizado de forma divertida, infelizmente a parte de jogo dele deixa a desejar um pouco, mas é com certeza uma escolha interessante.
História/Conceito
90
Gameplay
45
Diversão
60
Design
60
Som/Trilha
50
Prós
Uma ideia bem interessante
Disponível em Português
Um jeito interessante de descobrir uma nova língua
Quebra-cabeças bem feitos e bem colocados no game
Contras
O combate é complicado
Mundo com pouco carisma
Design e execução fracos
UI confusa
61
Em Terras Estranhas

[Nota do Editor: Terra Alia foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Stride PR para avaliação.]

Autor /

O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

wpDiscuz
Sair da versão mobile