Fandom | Pesquisa aponta que quase metade dos jogadores usa jogos para autoexpressão e criatividade

O wiki de entretenimento e games Fandom realizou uma pesquisa para o quinto relatório anual Inside Gaming e apontou que 46% dos jogadores usam os jogos para se expressarem, para despertar a imaginação e para a criação.

Jogos sandbox como Minecraft, Fortnite e Roblox, nos quais a criatividade é fundamental, garantem alta popularidade ainda atualmente o que deixa tais resultados menos surpreendentes, além de indicar a prevalência de criadores de personagens em jogos.

Embora a principal razão pela qual as pessoas jogam seja para aliviar o estresse e relaxar, com 54%, a criação e a autoexpressão são a segunda razão mais provável, com 46% – um aumento de 10% em comparação com o relatório do ano passado. Mais especificamente, a forma mais popular de personalização usada para autoexpressão é a personalização de personagens (76 por cento), seguida por Gamertags e nomes de usuário (48 por cento) e comunicação (35 por cento).

Além disso, 80% dos jogadores afirmam que a sua personalidade no jogo difere da vida real, enquanto 64% acreditam que é mais fácil ser eles próprios online do que pessoalmente. É claro que os jogos oferecem um nível de fantasia aos jogadores, mas também são uma forma poderosa de os jogadores explorarem uma versão idealizada de si mesmos.

Na verdade, 72 por cento dos entrevistados pensariam mais favoravelmente sobre uma marca que permitisse alinhar a presença online e na vida real de um jogador, especialmente jogadores de origens minoritárias. As descobertas vêm de uma pesquisa com 5.000 fãs de entretenimento e jogos, bem como de uma análise de dados próprios.

Os principais jogos que oferecem autoexpressão, de acordo com o relatório, incluem Roblox, Minecraft, Genshin Impact, Grand Theft Auto, Fortnite, The Sims e Stardew Valley – que acaba de ganhar um livro de receitas oficial, inclusive! Estes estão entre os jogos mais populares do momento, por isso não está claro se são populares devido à inclusão da autoexpressão ou se a autoexpressão se tornou mais essencial para os jogadores devido à popularidade desses jogos.

De qualquer forma, os criadores de personagens são a principal forma de os jogadores explorarem a criatividade e a identidade, embora seja necessária uma representação diversificada. Além do mais, essas estatísticas contribuem para a popularidade dos jogos de serviço ao vivo e para a preocupação dos desenvolvedores com sua sustentabilidade.

Fonte: Eurogamer

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O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.

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