Silent Hill f | Jogo é banido na Austrália e motivo ainda é um mistério
[Atualização: 24/03/25]: A autoridade australiana de classificação etária revogou a proibição de Silent Hill f no país, após inicialmente considerá-lo violento demais para comercialização. Em declaração ao Automaton Media, o órgão informou que removeu a classificação de “recusado” e realizará uma nova análise antes do lançamento do jogo, ainda sem data definida. Embora os motivos para a mudança não tenham sido divulgados, é possível que a Konami esteja preparando alterações no conteúdo para adequá-lo às exigências locais.
[Matéria Original: 24/03/25]
Silent Hill f foi oficialmente recusado pela Classificação Australiana, impedindo seu lançamento no país. O órgão regulador, a Australian Classification Board (IARC), não divulgou os motivos exatos para a recusa da classificação, apenas indicando que aqueles que desejarem mais informações devem entrar em contato diretamente.
A Austrália possui histórico rigoroso em relação à classificação de jogos. Títulos como Hunter x Hunter: Nen x Impact, Hotline Miami 2, South Park: The Stick of Truth e Saints Row 4 já foram banidos por temáticas que envolvem violência sexual, uso de drogas e conteúdo considerado inapropriado envolvendo menores. Inclusive, Silent Hill: Homecoming também foi recusado no país em 2008 por uma cena de tortura de alto impacto.
Desenvolvido pela Neobards Entertainment e com roteiro de Ryukishi07 (When They Cry), Silent Hill f se passa na década de 1960, no Japão, e acompanha Shimizu Hinako, uma adolescente comum que vê sua cidade ser coberta por uma névoa misteriosa. A trama se desenvolve em meio a um terror psicológico e estética marcante, com destaque para o trabalho de design de criaturas assinado por Kera.
O jogo foi anunciado em 2022 como parte da retomada da franquia Silent Hill, mas só recebeu uma atualização mais substancial este mês, durante a transmissão especial Silent Hill Transmission. Até o momento, nem a Konami nem os desenvolvedores comentaram sobre a recusa na Austrália. Seguimos acompanhando o caso e traremos novidades assim que houver atualizações.
Fonte: Eurogamer