Review | Acolyte
Acolyte é um jogo que traz uma proposta diferente e interessante. Desenvolvido pela Superstring, Acolyte traz uma mistura de jogo investigativo, aventura narrativa com realidade aumentada (ARG) e uma história curiosa sobre Inteligência Artificial e supercorporações.
Em Acolyte você conversa com a IA de forma orgânica, com dinamismo, linguagem neutra e notificações push, além de ir além do jogo e trazer suas investigações para o mundo real com acesso a sites específicos, matérias, imagens fora do próprio jogo.
Ana
Você é o mais novo testador de uma inteligência artificial que vem para mudar o modo com que nos relacionamos com o mundo. Essa versão da assistente pessoal Alexa se chama Ana e tem uma persona para te ajudar nas tarefas, e você, como novo contratado da empresa que a produziu Nanomax deve testar a inteligência e reportar bugs. Mas a empresa pode não ter a melhor das intenções para o futuro tecnológico do mundo e você pode entrar no meio de uma investigação sobre desaparecimentos, laboratórios secretos, testes em humanos e muito mais.
E um ponto bem interessante é que esse jogo é de Realidade Aumentada, ou seja, vai além da UI e da gameplay do jogo que imita um aplicativo de celular. Por vezes é necessário acessar sites na internet, ou mesmo arquivos no diretório do jogo onde você o instalou no computador. E isso demanda um pouco de conhecimento técnico, o que pode afastar alguns jogadores casuais da experiência. Por exemplo, em um dado momento você precisa acessar as informações EXIF de uma imagem para descobrir a localização dela, o que não é uma tarefa fácil para um leigo.
Fora do App
Preparado para um mundo de mistérios corporativos? Então venha se divertir em Acolyte. A história não é praticamente uma novidade ou algo muito diferente, já que corporações más e tecnologia saindo do controle sempre são representados em diversas mídias, mas a novidade aqui está na imersão. Com a realidade aumentada e a necessidade de achar sites de empresas, artigos jornalísticos, imagens em seu computador, localizações, nomes e até código-fonte de páginas web, faz de Acolyte uma boa adição ao gênero, mesmo trazendo uma dificuldade bem avançada ao game.
Acolyte já está disponível na Steam.
[Nota do Editor: Acolyte foi analisado a partir da sua versão para PC. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Press Engine em nome da Superstring para avaliação.]