Review | Blockbuster Inc.

Órfão de The Movies? Então esse jogo é para você! Blockbuster Inc., da desenvolvedora Super Sly Fox e publisher Ancient Forge, é um jogo de simulação e gerenciamento de um estúdio de cinema, um filho espiritual do jogo que 2005, que chega ao PC via Steam hoje, 6 de junho. Se você já jogou o antigo gerenciador de estúdio de cinema já sabe o que esperar, se não, Blockbuster Inc. coloca você na pele de um dono de um estúdio e ser trabalho é avançar pelas eras e entreter o público.

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Você deve desde criar escritórios de roteiristas e produtores, a contratar atores, produzir filmes e dirigir cenas, na esperança de ter produtos cada vez melhores. Com a evolução da indústria pelos anos, novas tecnologias vão sendo incorporadas, novas luzes, microfones, efeitos especiais e você deve seguir as tendências, cuidar do seu dinheiro, do bem estar de seus empregados e da felicidade do público de cinema. Além de tentar ganhar uns prêmios pelo caminho.

E aqui você gerencia de tudo. Você começa escolhendo seu dinheiro inicial e a era em que você vai começar o jogo (eras mais antigas elevam a dificuldade por ter menos opções de tecnologias, profissionais e etc). E assim você começa sua empreitada no mundo do cinema. Criando do zero, ou usando as salas pré-feitas você deve criar escritórios de roteiristas, produtores, pesquisadores, além do básico como banheiros, refeitórios e outros. E você também precisa dos sets. E aí que o jogo traz uma novidade, você tem um editor de sets exclusivos, em que você escolhe tamanho, tema e itens para decorar e depois pode colocá-los no seu estúdio.

Não só isso, mas você também tem um editor de funcionários, em que você cria seus próprios atores e outros para ingressar na sua empresa, escolhendo feições, habilidades e trejeitos deles. O que é uma surpresa muito bem vindo, mas também pode deixar o jogo ainda mais assustador para quem não está acostumado com o tanto de coisa que o gênero apresenta. E aqui tem muita coisa para gerenciar. E as vezes você nem sabe o que pode estar dando errado quando atores estão com felicidade no zero, e um funcionário não consegue entrar na sala de aula para aprender, mesmo tendo cadeiras vazias na sala.

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Blockbuster Inc. é um jogo de gerenciamento e traz tudo aqui que um jogo do gênero se propõe. Não é magistralmente diferente, mas faz bem aquilo que traz para sua gameplay. Traz um conceito ótimo, uma arte simples que lembra os The Sims antigos, mas que serve ao proposto, uma trilha condizente e muitas mecânicas para você perder horas na frente das telinhas (e telonas). Só se perde em não ter polimento em alguns detalhes podendo te frustrar ao não saber como resolver um problema que surge, ou porquê mesmo todos livres ninguém está no set re-filmando a quarta cena do seu novo blockbuster de super-heróis.

E infelizmente também não tem localização para português do Brasil, o que, para um jogo tão cheio de funções e textos assim, é uma cena mal executada. Blockbuster Inc. é bom, não inova, mas traz algo que faltava na indústria do gênero e traz de um jeito muito bem feito, que dada a devida atenção pode evoluir para um grande multiverso do cinema.

Blockbuster Inc.
Veredito
É, sem dúvidas, um sucesso de bilheteria para os adoradores do gênero e órfãos de The Movies. Muitas opções, muitas mesmo (o que pode ser assustador para jogadores comuns), para cuidar e gerenciar o seu estúdio de cinema. Só precisa dar um jeito nesses erros de continuidade que podem atrapalhar a jogatina.
História/Conceito
90
Gameplay
85
Diversão
85
Design
80
Som/Trilha
85
Prós
Criador de sets e personagens incríveis
Melhor estilo The Movies de gerenciador de estúdio
Opções de eras e tecnologias
Contras
Sem localização em português do Brasil
Pode ser desanimador pelo tanto de coisa para gerenciar
85

[Nota do Editor: Blockbuster Inc. foi analisado a partir da sua versão para PC via Steam. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Stride PR em nome da Ancient Forge para avaliação.]

Neto Verneque

Autor /

O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.

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