Nintendo é indicada ao prêmio GLAAD por representação trans em Paper Mario
A Nintendo recebeu uma indicação ao prestigiado prêmio GLAAD 2025 por sua representação trans no remake de Paper Mario: The Thousand-Year Door para Switch. A inclusão de Vivian, uma personagem trans cuja identidade foi restaurada no remake, foi amplamente celebrada pela comunidade LGBTQ+. No original japonês, Vivian é trans, mas diálogos foram alterados em algumas versões internacionais. No remake, a Nintendo trouxe de volta os diálogos originais, reconhecendo a verdadeira identidade de Vivian.
A GLAAD, organização focada em advocacia LGBTQ+, celebra desde 2019 a representatividade nos games. Além de Paper Mario, outros indicados incluem Dragon Age: The Veilguard e Life is Strange: Double Exposure, que também destacam personagens e histórias LGBTQ+.
Lista completa de indicados a Outstanding Video Game no GLAAD Awards 2025
- Caravan SandWitch
- Dragon Age: The Veilguard
- Dread Delusion
- Dustborn
- Fear the Spotlight
- Life is Strange: Double Exposure
- Minds Beneath Us
- Paper Mario: The Thousand-Year Door
- Sorry We’re Closed
- Until Then
A cerimônia deste ano destaca novamente o avanço dos estúdios independentes na representatividade LGBTQ+, enquanto grandes estúdios ainda enfrentam desafios nesse aspecto.
O GLAAD aponta que 20% dos jogadores se identificam como membros da comunidade LGBTQ+, mas menos de 2% dos jogos apresentam personagens ou histórias relacionadas. Representatividade é essencial: 72% dos jogadores LGBTQ+ relatam que isso melhora sua autoestima, enquanto 68% desejam mais histórias de destaque
Fonte: Eurogamer