Nintendo Switch 2 abandona gênero binário na criação de Miis
Personagens Mii agora são criados com “estilos” e não mais como masculino ou feminino. A Nintendo continua seu movimento de inclusão e liberdade criativa com uma atualização significativa na criação de personagens Mii no Nintendo Switch 2. Segundo confirmação da Polygon após testes com o novo console, os avatares Mii agora não exigem mais a escolha de gênero masculino ou feminino durante a criação, no lugar disso, os jogadores escolhem entre dois “estilos”.

Embora os visuais clássicos dos Miis, originalmente introduzidos no Wii, continuem os mesmos, o sistema de personalização foi atualizado para refletir um design menos rígido e mais fluido, dando aos jogadores total liberdade para criar avatares que representem melhor quem são, ou quem querem ser no universo Nintendo. E ainda há uma indicação de que o ‘estilo’ escolhido pode representar o ‘gênero’ em determinados jogos que usem o avatar.
Esse tipo de abordagem não é exatamente novo dentro do ecossistema da empresa. Em Splatoon 3, lançado em 2022, os jogadores já podiam combinar roupas e penteados livremente, sem restrições baseadas em gênero. Já em Animal Crossing: New Horizons, a Nintendo substituiu o termo “gênero” por “estilos”, promovendo escolhas mais abertas de aparência e vestuário desde 2020.

A mudança nos Miis pode parecer pequena à primeira vista, mas representa um passo simbólico dentro da trajetória de uma empresa tradicional como a Nintendo. Ao alinhar-se com valores mais inclusivos, a gigante japonesa mostra que está atenta às transformações sociais e que videogames também são um espaço onde identidade e expressão merecem ser livres.
Fonte: Polygon










