Persona 5 Tactica é um jogo de estratégia e RPG desenvolvido pela Atlus, publicado pela SEGA que foi lançado no último dia 17 de novembro para Nintendo Switch, PlayStation 4 e 5, Xbox One e Series S|X e também para PC e faz parte de mais um spin-off da franquia Persona.

O jogo se passa durante os eventos finais de Persona 5, e aqui os protagonistas são teletransportados para um misterioso mundo comandado pela ditadura dos Legionários, e os Phantom Thieves devem unir forças juntos ao grupo rebelde Rebel Corps para resgatar aliados e libertar aquele mundo da tirania. Apesar de ter uma abordagem mais estratégica, mesmo com os elementos de RPG presentes, os fãs da franquia logo podem se familiarizar com diversos termos e personagens, enquanto outras pessoas podem ficar um pouco perdidas.

Se você caiu de paraquedas nesse jogo e precisa de algumas dicas para começar bem mais uma aventura junto aos Phantom Thieves, você veio no lugar certo! Vamos para as dicas?

Use as coberturas ao seu favor

Em Persona 5 Tactica é possível trocar de personagem e andar livremente (dentro do espaço possível de cada personagem) antes de realizar uma ação. Lembre-se sempre de usar as coberturas ao seu favor, antes de realizar a ação!

As coberturas se dão em dois níveis:

  • Parcial, com os blocos mais baixos e indicados através de escudos amarelos
  • Total, com os blocos e estruturas mais altas e indicado através de escudos vermelhos, como na imagem acima.

Além disso, estar em uma cobertura garante que você não será derrubado pelo inimigo, fazendo com que ele ganhe um turno extra, o famoso… One More

Use e abuse do One More

Assim como os inimigos podem ganhar um turno extra se te atacarem enquanto você não estiver em uma cobertura, o mesmo vale para você! Fique atento para empurrar ou puxar inimigos para perto de você e tirar eles das coberturas, realizando um ataque que o derrube e ganhando um turno extra, aplicar status como congelado, queimado, entre outros, mesmo que o inimigo esteja em uma cobertura, também garante que você consiga derrubá-lo! Caso você ataque um inimigo caído, o seu turno se encerra, mas uma super dica é: Tente atacar inimigos que ainda não estão caídos, para ganhar ainda mais turnos extras!

Lembrando que… O jogo te avisa quando o inimigo resistirá ao ataque ou cairá com o ataque (como na imagem acima, aparece o texto “Get ‘Em!!”)

  • Dica Bônus: Nunca esqueça do All-Out Attack
    • Ao derrubar um inimigo, você terá a chance de formar um triângulo com seus dois outros companheiros e utilizar um All-Out Attack, onde os três membros atacarão todos que estão naquela área. Este golpe é muito útil e deve ser um ponto chave da sua estratégia, já que além de dar muito dano nos inimigos, dependendo da sua árvore de habilidade você também pode recuperar um pouco de HP dos membros do seu time!

Rotacione membros para receber buffs

Você é daqueles que se apega a personagens? Bem… Aqui você tem um incentivo para não ir com os mesmos personagens em todas as missões!

Ao ir para uma nova missão é possível selecionar quais membros estarão nela com você. Caso você selecione membros diferentes da missão anterior, seus personagens ganharão alguns buffs! Isso faz com que você se anime um pouco para trocar de personagens, experimentar novos combos e estratégias, eu particularmente adorei!

Observação: Os membros com buffs que serão ativados estarão com uma aura azul brilhando em sua volta!

Faça as quests secundárias e converse com seus aliados!

No decorrer do jogo você irá liberar missões secundárias que precisam ser feitas por determinados membros dos Phantom Thieves e tem algumas condições muito específicas (como terminar a partida em 1 turno, por exemplo).

Apesar de não serem obrigatórias, recomendo fortemente que você faça cada uma delas antes de ir para a próxima missão, já que os pontos de habilidade que os personagens ganham após completar essas missões vão te dar vantagens importantes nas missões principais

  • Dica Bônus: A sua árvore de habilidade é livre!
    • Sim, você não precisa se preocupar com colocar pontos de habilidades errados! É possível adicionar e remover habilidades de acordo com sua estratégia! Algumas fases você pode preferir algumas habilidades passivas em destaque, em outras pode preferir mais dano, e por aí vai…

Objetivos, Recompensas e Replay

Fique sempre atento aos objetivos das missões, e quantos turnos são necessários para ganhar eles! É possível ver quis são os pré-requisitos para ganhar as recompensas antes da partida começar, mas você não precisa necessariamente já fazer 3 estrelas a primeira vez que jogar, já que o jogo disponibiliza todas as missões para você rejogar quantas vezes quiser, e ainda é possível ganhar dinheiro, nível e evoluir sua equipe ao fazer as missões de novo!

Para o início do jogo, talvez não seja necessário rejogar as missões iniciais muitas vezes. Para aqueles que gostam de fazer 100% do jogo, uma hora o grinding será preciso!

A importância de fundir Personas

Na Velvet Room (ou V.Room) é possível fundir personas adquiridas durante as fases. As fusões se dão de duas formas: Escolhendo duas Personas, que resultará em uma, ou já escolhendo o resultado final. Mas por que é tão importante e necessário fundir personas?

Bem, um dos pontos cruciais do jogo é adaptar as estratégias de acordo com a fase. Além da Persona resultante geralmente ser mais forte das que a originou, ao fundir Personas você terá habilidades passivas únicas de cada novo tipo de Persona descoberto, além de poder herdar uma habilidade (passiva ou ativa) das personas que você está escolhendo, e isso é muito útil para montar estratégias, como começar a partida com um novo buff, ter habilidades que empurrem ou que aplique algum status no inimigo, entre outros! O mais interessante é: Você pode acessar a Velvet Room antes de iniciar uma batalha!

Lembrando você só pode ter um máximo de 15 personas no estoque e que para fundir em uma nova Persona, o nível dela tem que ser igual ou menor do que o nível que o seu grupo está, para que ela possa ser criada! Usando as Personas em batalha você poderá subir o seu nível, que pode ultrapassar o nível do seu grupo sem problema algum.

Ah, além disso, é possível “desmontar” suas armas que não estão em uso, para ganhar um pouco de dinheiro e comprar novos equipamentos sem precisar fazer o famoso grinding [Pelo menos no começo…]!

E aí, você gostou dessas dicas? Está curtindo o jogo ou pensando em pegar? Conta pra gente!