Jogue com Orgulho | Xbox detalha parcerias, seleção de jogos e mais

Chegamos a mais um Pride Month, ou Mês do Orgulho, para celebrarmos toda representatividade. E a Microsoft também não poderia ficar de fora das comemorações e trouxe algumas novidades para os gamers LGBTQIA+. Pav Bhardwaj, chefe da equipe de marketing em Xbox, detalha a nova parceria de longo prazo da Xbox Games Studios Publishing com a GLAAD para apoiar os membros LGBTQIA+ da equipe, de estúdios parceiros e de outros desenvolvedores de jogos na comunidade para aumentar a representação nos jogos do Xbox.

Pav iniciou seu trabalho na Microsoft em 2005, duas semanas antes do lançamento do Xbox 360, como gerente de marketing no Reino Unido e conta sobre como os jogos ofereciam a ele um lugar para ser livre já que escondia sua sexualidade por ser o único gay descendente de indianos no escritório.

Hoje, ele atua como chefe de equipe de marketing do Xbox e co-líder da equipe Xbox LGBTQIA+, conduzindo os negócios e a cultura de uma equipe de centenas de pessoas em todo o mundo em uma equipe repleta de pessoas de diferentes origens e diversas identidades interseccionais. A parceria com a GLAAD (Aliança Gay & Lésbica Contra a Difamação) pretende ajudar no crescimento do apoio e representatividade da comunidade trazendo mais histórias, personagens e experiências LGBTQIA+ para Xbox de uma forma que ressoe com os jogadores de todo o mundo.

De acordo com dados recentes do Trevor Project (em inglês), até 2 em cada 3 jovens LGBTQIA+ relataram este ano que a escalada da retórica transfóbica e homofóbica teve efeitos negativos em seu bem-estar mental. No entanto, esse mesmo corte citou o acesso a espaços de afirmação – incluindo espaços online – como uma das melhores formas de oferecer suporte. E os jogos podem muitas vezes ser esse apoio de afirmação e suporte aos jovens e para a comunidade LGBTQIA+ em geral – especialmente porque, de acordo com um estudo da Dentsu (em inglês), 65% dos jogadores da Geração Z e 60% dos jogadores da geração millennial sentem-se mais à vontade para se expressar nos jogos do que no mundo real.

É com essa ideia em mente, que os membros da equipe LGBTQIA+ e aliados na Xbox Game Studios Publishing envolveram a GLAAD com o objetivo principal de ajudar nossos estúdios parceiros a criar jogos que possam oferecer visibilidade, compreensão e suporte tão necessários para as pessoas LGBTQIA+ nos próximos anos. A colaboração vai ampliar os recursos existentes por meio de workshops e consultoria para trazer representação LGBTQIA+ genuína, sincera e ambiciosa para mais de nossos jogos futuros.

A Xbox Game Studios Publishing trabalhou anteriormente com a GLAAD no jogo Tell Me Why, que ficará gratuito durante todo o mês de junho pelo terceiro ano consecutivo. O envolvimento da GLAAD em Tell Me Why ajudou a empoderar trans, não binários e LGBTQIA+ no projeto e garantir que o co-protagonista Tyler Ronan, um jovem homem trans, fosse retratado de uma forma que ressoasse com o maior número possível de jogadores trans.

Curadoria de jogos de Comunidades LGBTQIA+

Em junho e além, a companhia também vai apresentar uma variedade de coleções de jogos que mostram criadores LGBTQIA+, personagens principais e jogos com gênero inclusivo e opções de relacionamento. A coleção de jogos da comunidade transgênero e não-binária e a coleção de jogos da comunidade LGBTQIA+ já estão disponíveis nas Microsoft Stores no Xbox e Windows. Essas coleções existirão o ano todo como parte do trabalho contínuo para criar ecossistemas de jogos mais inclusivos e elevar o conteúdo que ressoa com as comunidades.

Títulos em destaque disponíveis com Xbox Game Pass, PC Game Pass:

  • Garden Story (disponível com Xbox Game Pass no console, PC e Cloud): Do criador não-binário e filipino-americano Picogram, Garden Story é um jogo aconchegante no qual você joga como Concord, uma uva encarregada de reconstruir sua cidade natal em um mundo povoado de frutas e vegetais que usam exclusivamente pronomes neutros. Tematicamente, o jogo trata da importância do envolvimento da comunidade e de como somos mais fortes juntos, mesmo em tempos difíceis. Quanto mais residentes você fizer amizade, mais forte você se tornará!
  • Rainbow Billy: The Curse of the Leviathan (disponível com Xbox Game Pass no console, PC e Cloud): Neste jogo de plataforma e aventura para crianças, o personagem principal, Billy, se identifica como não-binário e a história explora o tema da identidade fora das restrições binárias heteronormativas que existem em um mundo preto e branco. Em uma missão para restaurar a cor de todos os reinos, Billy faz amizade com vários personagens que falam com amor sobre seus parceiros do mesmo sexo. O jogo ensina aceitação e gentileza por meio de um sistema inovador de ‘combate’ que se concentra na comunicação empática.
  • Tom Clancy’s Rainbow Six Siege (disponível com Xbox Game Pass em console, PC e Cloud): Existem vários operadores jogáveis ​​LGBTQIA+ para escolher neste jogo de tiro tático baseado em equipe. O primeiro operador gay da série foi Flores, um ladrão mestre da Argentina dedicado a ligar para o marido todas as noites. Para a primeira mulher trans no jogo, a Ubisoft consultou a comunidade trans e escalou uma mulher trans para ser a voz da Operadora Osa, uma inventora habilidosa e chefe de P&D de Nighthaven. O operador LGBTQIA+ mais recente adicionado à lista é Sens, um engenheiro de combate não binário.
  • The Big Com (disponível com Xbox Game Pass no console, PC e cloud): Jogue como Ali nesta aventura de amadurecimento que explora a moralidade de até onde estamos dispostos a ir para salvar nossa família. Dublado por Erika Ishii, que é abertamente pansexual e gênero fluido, Ali está em uma missão muito importante para salvar a locadora de vídeo de sua mãe solteira de agiotas. A história envolve os jogadores a tomar decisões que não são necessariamente boas ou más e segue em frente para garantir que os jogadores enfrentem ativamente as consequências dessas escolhas. Embora a identidade de Ali como lésbica não seja o foco da história, é revigorante ver seu relacionamento entre pessoas do mesmo sexo apresentado simplesmente como um fato.
  • Arcade Spirits: The New Challenges (console): Os jogos da Fiction Factory são dedicados a fornecer uma representação que permaneça com você e esta sequência não decepciona. Liderado pela escritora e diretora assexuada Stephe Gagne e pela designer de narrativa não binária Aenne Schumman, você pode escolher seus pronomes, personalizar sua aparência e namorar quem quiser (ou ninguém) neste romance visual sobre cultura arcade, saúde mental, e identidade de gênero. Com vários finais e caminhos de romance, os jogadores têm várias histórias para descobrir, incluindo opções para serem aromáticos, assexuais ou poliamorosos.

A Xbox também complementa com a divulgação de alguns eventos exclusivos para o Mês do Orgulho em jogos como Asphalt 9, Overwatch 2 e Disney Dreamlight Valley. Além disso, em parceria com as comunidades LGBTQIA+, o Xbox apresenta novas imagem de jogador, tema de perfil, papel de parede e itens de avatar que estarão disponíveis em breve no console, no aplicativo Xbox para PC e no aplicativo móvel do Xbox (Conteúdo sujeito à disponibilidade por país).

Fonte: Xbox

Autor /

"A gente precisa normalizar o conceito do gamer ruim"

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Digite e pressione Enter para pesquisar

wpDiscuz
Sair da versão mobile