Marvel Rivals | Mesmo com sucesso do game, equipe sofre demissões

Apesar de um lançamento altamente bem-sucedido, Marvel Rivals enfrentou demissões em sua equipe de desenvolvimento nos EUA. A NetEase confirmou os cortes e justificou a decisão como parte de uma “otimização de eficiência”.

Lançado em dezembro de 2024, Marvel Rivals rapidamente se tornou um dos jogos mais populares do gênero, ultrapassando 20 milhões de jogadores e atingindo picos de mais de 250 mil jogadores simultâneos no Steam. Além disso, um relatório de janeiro estimou que o jogo arrecadou mais de US$ 130 milhões em seu primeiro mês.

Mesmo diante desse desempenho impressionante, cortes na equipe foram anunciados pelo próprio diretor de jogo Thaddeus Sasser, que revelou a demissão de parte do time do estúdio da NetEase em Seattle.

“Minha equipe, que acabou de lançar um novo e incrivelmente bem-sucedido jogo para a NetEase, acabou de ser demitida!” – escreveu Sasser no LinkedIn.

Outros funcionários afetados expressaram sua frustração nas redes sociais, incluindo os designers de níveis Jack Burrows e Garry McGee, que destacaram o contraste entre o sucesso do jogo e os cortes inesperados. Após a repercussão negativa, a NetEase se manifestou em comunicado oficial, chamando os cortes de uma “decisão difícil”, tomada para “otimizar a eficiência de desenvolvimento”.

“Isso resultou na redução de uma equipe de design baseada em Seattle, que faz parte de uma função de design global maior para Marvel Rivals. A equipe principal na China continua totalmente comprometida em fornecer uma experiência excepcional para os jogadores.”

A empresa enfatizou que está investindo ainda mais no jogo e prometeu novas adições ao conteúdo, incluindo heróis, mapas e recursos inéditos.

O caso segue um padrão recente na NetEase, que vem reduzindo seus investimentos em estúdios ocidentais. Apenas nos últimos meses, a empresa pausou as operações do Worlds Untold, interrompeu o projeto do Jar of Sparks e realizou cortes na equipe do Liquid Swords, antes mesmo do lançamento de seu primeiro jogo.

A demissão de funcionários após o sucesso comercial de um jogo reflete a instabilidade crescente da indústria, que já registrou mais de 25 mil demissões desde o início de 2023, e 900 apenas nos primeiros meses de 2025.

Fonte: Eurogamer & Eurogamer

Neto Verneque

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O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.

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