Review | Sokobos

Quando pensamos em jogos de quebra-cabeças simples, nunca pensamos em uma história de fundo muito complexa (as vezes nenhuma história de fundo), e por isso Sokobos, da desenvolvedora checa Daisy Games, é um jogo que se destaca no monte.

É um puzzle minimalista de empurrar blocos com uma história envolta na mitologia grega que promete te dar horas de diversão e cabeça quebrando para resolver cada estágio.

A tragédia de Aeschylus

A história de Sokobos giram em torno de Aeschylus, que fez um juramento aos deuses gregos e, em troca de um poder de força desumana deve construir um templo digno do grande Zeus, no entanto, ele deve fazer isso sozinho. Se ele conseguir, a cidade de seu pai prosperará e ofuscará até Atenas, mas como bem sabemos, a história de Sokobos é uma tragédia grega, e como tal nem tudo sairá conforme o planejado.

Aeschylus deixa então sua noiva Berenice e seu filho para partir em busca de mover grandes estruturas e montar o templo de Zeus. E nisso seu personagem passará por 60 níveis com dificuldade gradual e novos obstáculos, como água, tinta para pintar as estruturas, obstáculos móveis, entre outros. Mecânicas estas que trazem novidade ao gênero Sokoban de games puzzle.

A odisseia Sokoban

O jogo também apresenta diversos modos de customização com suporte para daltônicos, e visualização de pontos de outros jogadores, em que você pode ver em quantos movimentos alguém conseguiu resolver aquela fase em específico. Em cada nível você deve montar todas as estruturas empurrando-as para o seu destino e à medida que avança jogo, mais elementos são introduzidos, como pontes que você deve construir primeiro, capacidade de girar cada parte, portões que podem ser abertos ativando placas de pressão e muito mais.

Sokobos apresenta novidades ao gênero e traz uma simples, mas interessante história de fundo. Com um design simplista e uma trilha também suave, é uma ótima opção para amantes do gênero, mas não se iluda com a imagem simples do jogo, seus 60 níveis irão testar (e muito) sua capacidade de resolução de quebra-cabeças. E aí, vai encarar essa tragédia grega junto com Aeschylus?

Sokobos já está disponível na Steam.

Review | Sokobos
Veredito
Sokobos traz algumas novidades ao gênero em um puzzle simplista, mas interessante.
História/Conceito
7
Gameplay
9
Diversão
8
Design
8.5
Som/Trilha
6
Prós
Puzzle interessante
Boa história de fundo
Novidades ao gênero
Dificuldade gradual
Contras
Trilha simplista e repetitiva
Dificuldade pode ser frustrante as vezes
7.7
Uma baita jornada grega

[[Nota do Editor: Sokobos foi analisado a partir da sua versão para PC. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Press Engine em nome da Daisy Games para avaliação.]

Autor /

O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

wpDiscuz
Sair da versão mobile