Sony testa personagens de PlayStation com IA e escolhe Aloy como demonstração

Uma recente demonstração vazada revelou que a Sony está experimentando personagens controlados por inteligência artificial (IA) no PlayStation. O detalhe curioso? A personagem escolhida para exibição foi Aloy, de Horizon, uma protagonista que cresce em um mundo pós-apocalíptico dominado por máquinas controladas por IA descontroladas.

O vídeo vazado – e já derrubado – apresenta Sharwin Raghoebardajal, diretor de engenharia de software da Sony Interactive Entertainment, interagindo com uma versão de Aloy gerada por IA, apelidada por alguns fãs de “AI-oy”.

No vídeo, Raghoebardajal faz algumas perguntas à IA de Aloy, como “Como você está?”, ao que ela responde com voz e movimentos faciais gerados por IA:

“Estou bem, mas lidando com uma dor de garganta.”

A conversa continua com AIoy explicando trechos da lore de Horizon de forma totalmente interativa e dinâmica. Segundo Raghoebardajal, esse é apenas um protótipo desenvolvido em parceria com o estúdio Guerrilla Games, responsável pela franquia.

“Isso é apenas um vislumbre do que é possível”, afirmou o desenvolvedor.

A Sony utilizou diferentes tecnologias para dar vida ao protótipo de Aloy:

  • OpenAI Whisper → Conversão de fala para texto.
  • GPT-4 e Llama 3 → Decisão e geração de respostas.
  • Sony Emotional Voice Synthesis → Geração de voz com emoção.
  • Mockingbird Technology → Animações faciais em tempo real.

O resultado impressiona, mas também levanta questionamentos sobre o impacto do uso de IA na dublagem e desenvolvimento de jogos. A Sony não é a única explorando inteligência artificial nos jogos. A Microsoft recentemente revelou Muse, um sistema de IA voltado para ajudar no desenvolvimento de jogos e criação procedural. Enquanto isso, a Activision causou polêmica ao admitir que partes do conteúdo de Call of Duty já foram geradas por IA.

O uso de IA na indústria de games divide opiniões, com alguns vendo como um avanço para novas experiências interativas, enquanto outros alertam para implicações éticas, especialmente no uso de dubladores e roteiristas. A Sony ainda não comentou oficialmente sobre o vazamento, mas tudo indica que personagens controlados por IA podem se tornar parte do futuro do PlayStation.

Fonte: Eurogamer

Neto Verneque

Autor /

O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar