Final Fantasy XVI é banido na Arábia Saudita, supostamente por conteúdo LGBTQ+

Com data de lançamento prevista para junho de 2023 no PlayStation 5, o novo RPG da Square Enix da franquia lendária, Final Fantasy XVI, não será lançado em terras sauditas. De acordo com o comunicado oficial da Comissão Geral de Meios Audiovisuais da Arábia Saudia , o jogo foi banido de ser lançado no país devido a ‘conteúdo inaveitável’ que a editora se recusou a alterar, como lê a mensagem: “Para os fãs de Final Fantasy 16, gostaríamos de esclarecer que não foi lançado no Reino, devido à relutância da publisher em fazer as modificações necessárias”.

Anteriormente na semana, o supervisor geral do conselho, Hattan Tawili, já havia comentado sobre o processo no Twitter, sem explicitamente citar o jogo:

“Infelizmente, depois de todas as nossas tentativas sem sucesso nos últimos oito meses, um dos maiores e mais importantes jogos do ano está prestes a ser banido devido à total recusa da empresa em modificar o conteúdo para se adequar à região. Claro, está claro para a empresa o que aconteceu, mas eles colocam em abundância sem motivo e se recusam a modificá-lo.

Sem mais detalhes e informações sobre qual conteúdo a comissão se referiu, os jogadores apontam para possíveis desdobramentos LGBTQ+ dentro do jogo, já que muitos apontaram os tweets vagos dados por alguns escritores sauditas que fazem parte do time da TrueGaming no mesmo dia de fevereiro em que o embargo de preview do jogo caiu.

Tais escritores comentavam sobre um possível novo e grande jogo chegando com conteúdo LGBTQ+ e certamente, no país em que vivem, isso seria considerado um motivo para banir o jogo na região.

Com recentes investimentos sauditas em empresas de jogos, como Nintendo e Take Two, as autoridades do país afirmam que buscam modernizar o reino, mas esses investimentos tem sido recebidos de outra maneira pelo público devido aos altamente criticados abusos dos direitos humanos no país além de controversas e repressões nos direitos das mulheres e LGBTQ+.

Fonte: Videogames Chronicle

Neto Verneque

Autor /

O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar