Baldur’s Gate 3 foi amplamente aclamado por apresentar uma diversidade de companheiros intrigantes e opções de romance. Dentre eles, destaca-se Gale Dekarios, o eloquente Mago de Águas Profundas que domina a Teia.

Gale, que tende a inclinar-se para o bem, não representa um grande obstáculo para os jogadores engajados em uma campanha virtuosa, facilitando o início de um romance. No entanto, para aqueles alinhados com The Dark Urge ou que optam por trilhar caminhos mais sombrios nas decisões de jogo, Gale pode se tornar um desafio, inclusive com possíveis pontos na trama que levam à sua saída definitiva do grupo. A seguir, encontre um guia para capturar o coração deste feiticeiro verboso, oferecendo estratégias para mantê-lo ao seu lado.

Recrutamento

Apesar de todos os companheiros estarem presentes no Nautiloide junto com você, somente dois deles podem ser recrutados ainda a bordo antes de sua queda em Faerûn. Após recrutar Lae’zel e Shadowheart, não há necessidade de continuar explorando o Nautiloide em busca de mais companheiros, pois eles não serão encontrados lá. Gale, no entanto, está localizado no waypoint das Falésias à Beira da Estrada, próximo ao ponto de impacto do Nautiloide.

Gale encontra-se preso no peculiar portal roxo no waypoint de Roadside Cliffs, capturado pelo vórtice do ponto de viagem rápida. Dirija-se ao waypoint especificado (coordenadas: X: 223 Y: 326) e mantenha os olhos abertos para um portal de onde emerge uma mão. Superando um teste de habilidade, você conseguirá libertar Gale de sua precária situação, e ele prontamente proporá se unir à sua aventura.

Observação: Jogadores que seguem o caminho de The Dark Urge terão uma escolha tentadora de imaginar cortando a mão de Gale. Optar por essa alternativa fará com que seu personagem se deixe levar por essa violenta fantasia, resultando em consequências diretas. Escolher essa via impede que Gale se integre ao seu grupo, eliminando qualquer possibilidade de reencontrá-lo durante o jogo. Portanto, se pretende estabelecer um romance com Gale enquanto segue o caminho de The Dark Urge, é essencial resistir à tentação de agir de acordo com esses impulsos destrutivos.

Aprovação e Desaprovação

Gale tende a ser um personagem bastante relaxado, valorizando a generosidade e ações altruístas. Ele tem uma grande paixão por magia e adora discutir sobre ela, mostrando-se geralmente como alguém que valoriza o otimismo.

Atitudes como traição, desonestidade, violência contra inocentes, posturas céticas sobre magia/a Teia, ou negar-lhe o consumo de itens mágicos (isso mesmo) resultarão na sua desaprovação por parte de Gale.

Ato 1: Supressores de apetite

Logo após Gale integrar-se ao seu grupo, ele será visto agachado no acampamento, marcado por um ponto de exclamação sobre sua cabeça. Ao interagir com ele, você descobrirá que está aflito por uma condição incomum que, se não for gerida, poderá ter consequências catastróficas. A solução única para este dilema envolve permitir que Gale devore certos itens encantados do seu inventário, o que infelizmente resultará na destruição desses objetos. Este peculiar problema de saúde de Gale é central para seu desenvolvimento no primeiro ato e é vital prestar atenção a isso – sobretudo se você tem intenções românticas com ele.

Apetite Mágico

Não importa o quanto você goste do cara, controlar o apetite mágico de Gale pode ser extremamente frustrante, principalmente devido ao fato de que o Ato 1 tem muito menos itens mágicos para você encontrar do que o Ato 2 e o Ato 3. Mas se você quiser mantê-lo inteiro – e muito menos romance com ele – você terá que engolir isso e se desfazer de alguns itens mágicos.

Quando chegar a hora de servir a Gale sua refeição com infusão de magia, inicie um diálogo com ele e diga-lhe que você tem um equipamento em mãos para ele sugar a vida. Depois de fazer isso, um menu aparecerá mostrando todos os itens “comestíveis” atualmente no inventário do seu grupo ativo. Uma vez selecionado, o item desaparecerá, mas o menu permanecerá aberto, tornando extremamente fácil alimentar acidentalmente Gale com vários itens mágicos de uma só vez – algo que não vale a pena fazer, pois não aumentará sua pontuação de aprovação com ele. Certifique-se de selecionar apenas um item do menu e feche-o. Além disso, certifique-se de não dar a Gale nenhum item mágico, a menos que ele solicite verbalmente, caso contrário, você estará desperdiçando equipamentos perfeitamente bons sem motivo.

Pelo lado positivo, Gale só precisa “comer” um total de três itens encantados, então você não terá que continuar alimentando-o com equipamentos valiosos depois de servir-lhe sua terceira refeição mágica. Os itens que Gale pode consumir serão marcados como tal, com uma nota especial na dica do item informando que o item é adequado para consumo.

Decidir quais itens alimentar Gale pode ser um pouco complicado, mas tenha em mente que a maior parte do equipamento que você encontra no Ato 1 será totalmente inútil no Ato 3, então abrir mão de três itens realmente não é grande coisa. o longo prazo. Dito isso, compilamos uma pequena lista de itens que os jogadores podem alimentar para Gale sem se colocarem em desvantagem no combate.

  • Komira’s Locket
  • Robe of Summer
  • Cap of Curing
  • Ring of Color Spray
  • The Watcher’s Guide

Conectando-se à Teia

Após ganhar a aprovação de Gale, você o encontrará mais uma vez no acampamento, desta vez sinalizado por um ponto de exclamação sobre sua cabeça. (Desta vez, por sorte, ele não estará sofrendo de dor.) Ao conversar com ele, você será introduzido a uma cena que tem o potencial de se tornar intensamente romântica. Gale oferecerá uma lição sobre como se conectar à Teia, executando o processo ao seu lado se você já for versado em magia, e então você terá a chance de visualizar seu mais profundo desejo. Para dar início ao romance com Gale de forma oficial, escolha visualizar-se de mãos dadas com ele ou opte pela visualização de um beijo entre vocês.

Ato 2: Revelações e Elminster

Mensagem de um Passado Complexo

Logo ao começar o Ato 2, os jogadores se depararão com Elminster, o bruxo amigo e colega de Gale. Elminster traz consigo uma mensagem crucial para Gale. Ao aceitar levar Elminster ao acampamento, desencadeia-se uma cena reveladora: a ex-amante de Gale, a deusa Mystra, está pronta para perdoar os erros anteriores dele em troca de um favor peculiar. Ela deseja que Gale se sacrifique, detonando seu orbe Netherese (o artefato em seu peito que incita sua fome por itens mágicos). Tal ato resultaria em uma explosão devastadora, eliminando Gale e O Cérebro Ancião. Discutir essa descoberta com Gale resultará em sua aprovação, desde que a conversa seja conduzida sem reprimendas pela falta de transparência sobre o orbe Netherese.

Encontro à Luz do Luar

Ao alcançarem as Torres do Nascer da Lua, jogadores que conseguiram a aprovação necessária de Gale (e que não estão em um relacionamento com outro companheiro) terão a chance de intensificar o romance. Uma cena especial se desdobrará no acampamento, revelando uma projeção espectral de Gale à espera do lado de fora da sua tenda. Interagir com a projeção inicia um diálogo onde Gale confessa estar apaixonado pelo jogador. Escolher beijá-lo ou expressar sentimentos recíprocos levará Gale a sugerir que passem a noite juntos. Dependendo de sua resposta aos avanços dele, a natureza da intimidade é definida:

  • Escolher a opção de diálogo que indica preferência pelo “verdadeiro Gale” fará com que ele crie uma cama por magia, precedendo um fade-out enquanto ambos se deitam juntos.
  • Aceitar a proposta de Gale de “amar como os deuses” inicia uma cena extensa, retratando o amor entre Gale e o jogador tecido na essência da Trama.

Após esses eventos, Gale vê o relacionamento como oficializado.

Ato 3: Mystra Misteriosa

Benção Divina

Caso Gale tenha resistido aos desafios do Ato 2, ele será convocado para uma conversa com Mystra. Acompanhe-o até o Tabernáculo de Stormshore e motive-o para fortalecer sua relação. (Aproveite para receber as bênçãos das cinco estátuas no tabernáculo, pois cada uma oferece um buff especial aos que oram diante delas.)

A Busca pela Coroa de Karsus

Após acertar as pendências com sua celestial ex-namorada, o próximo passo é concluir a missão pessoal de Gale, O Mago de Águas Profundas. Ignorar esta missão pode comprometer seu vínculo com Gale e influenciar o desfecho do jogo. Assim que chegar em Baldur’s Gate, dirija-se à Sorcerous Sundries, uma livraria situada próxima ao marco da Muralha Central da Cidade Baixa. Converse com Tolna, a atendente por trás do balcão no fundo do térreo, e superando alguns desafios de habilidade, você descobrirá a localização dos tomos mágicos mais valiosos da loja.

Armado com essa informação, suba as escadas para adentrar o escritório de Tolna. Uma inspeção cuidadosa da estante revelará um livro que se destaca dos outros. Interagir com este livro deslocará a estante, desvendando uma passagem secreta para o cofre da Sorcerous Sundries. Lá, após decifrar um enigma mágico, você encontrará o objeto da busca de Gale – Os Anais de Karsus.

Felizes para Sempre

No clímax do jogo, você enfrentará uma decisão crítica: entregar a Coroa de Karsus a Gale, possibilitando sua ascensão à divindade, ou confiá-la a Mystra. Optar por Mystra conduz a um desfecho positivo para Gale. Para persuadi-lo a renunciar à coroa, escolha a fala: “Isso não significa o nosso fim. Deixe a coroa de lado.”

Se você concluir com êxito a missão O Mago de Águas Profundas, superar o mal maior do jogo e persuadir Gale a ceder a coroa para Mystra, será agraciado com um momento especial no epílogo, no qual Gale faz uma proposta tocante. Por outro lado, se Gale for incentivado ao sacrifício e receber a coroa, falhar em sua missão específica ou se optar por um final que lhes conceda domínio supremo sobre Faerûn, a relação romântica com Gale terminará. Dependendo das escolhas feitas, Gale poderá:

  • Não aparecer no epílogo;
  • Surgir transformado, propondo tornar o jogador seu “escolhido”, numa atitude reminiscente de Astarion após sua ascensão;
  • Participar do epílogo, mas ausente em uma cena romântica ao final.

Jogadores que visam um final feliz devem evitar que Gale obtenha a Coroa de Karsus, enquanto aqueles em busca de um caminho mais sombrio podem desejar ver Gale reter a coroa e alcançar a divindade.

Romances com outros personagens e NPCs

Encontro com os Gêmeos Drow

Prosseguir com essa experiência a quatro não influenciará na aprovação de Gale, mas ele inicialmente declinará a proposta. Ainda assim, é possível persuadi-lo a juntar-se, embora ele mais tarde se retire sorrateiramente do local, deixando uma projeção mágica em seu lugar para enganar os demais.

Relacionamento com o Imperador

De forma curiosa, jogadores envolvidos romanticamente com o Imperador inevitavelmente serão descobertos pelos companheiros de grupo. Embora todos mostrem desgosto pela situação, ser flagrado com o Imperador não afetará a aprovação dos companheiros, Gale incluído.

Haarlep

Gale mostra desaprovação se o jogador decidir despir-se para se deitar com o íncubo de estimação de Raphael. Contudo, ele não romperá o relacionamento por esse motivo, mesmo que o jogador vá tão longe a ponto de entregar-se à criatura alada em troca de uma chave e informações.

Romance com Halsin

Caso Halsin demonstre um interesse amoroso pelo jogador, Gale manifestará sua objeção. Se o jogador optar por um relacionamento com Halsin, Gale dará por encerrada a relação. Aparentemente, o mago não é adepto do poliamor.

Relacionamento com Mizora

A decisão de se envolver intimamente com Mizora resultará em uma ruptura imediata, pois Gale terminará o relacionamento assim que souber do encontro do jogador no aposento infernal.

Para mais guias Baldur’s Gate 3, veja: Romance com Astarion | Romance com Lae’zel | Romance com Wyll

Fonte: Gamespot