Review | Cardcaptor Sakura: Chave de Memória
Eu preciso dar um contexto antes de falar sobre esse jogo. Sakura Cardcaptor foi meu desenho de criança. Amo Pokémon, Chaves, Corrida Maluca, Doug e tantos outros que foram famosos na era de ouro da televisão aberta infantil. Mas Sakura tem um cantinho muito quentinho no meu coração. Tanto que na época baixei emuladores e aprendi o mÃnimo que conseguia em japonês para poder jogar jogos lançados para o Game Boy do anime que saÃram somente no Japão.
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Desde então outros jogos para portáteis e consoles também foram lançados no Japão, mas sem o sucesso necessário para sequer serem adaptados em inglês, quem dirá chegar ao Brasil. E há algum tempo eu imagino o quão legal seria um jogo de mundo aberto ambientado no universo Cardcaptor. Mesmo não sendo – nem perto -da ambição que eu gostaria, temos agora um jogo chegando ao Brasil da colecionadora de cartas mágicas mais fofa do universo anime: Cardcaptor Sakura: Chave de Memória.
Infelizmente é um jogo mobile e digo isso com a maior dor no coração, pois traz muito das coisas ruim que podemos esperar de um jogo mobile. Recheado de mecânicas, gacha, UI confusa, localização porca e uma loja cheia de coisas para comprar com dinheiro que agilizam e melhoram sua jogatina. No entanto, Cardcaptor tem suas partes boas.
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Há diversos modos que você vai liberando conforme evolui no jogo. Há um idle game em que você consegue bonecos chibi da Sakura e amigos para colocar nos cenários e juntarem moedas com o tempo. Há um modo história que você passa por momentos icônicos do manga e anime capturando cartas e lutando com outras e inimigos genéricos em um jogo simples de carregar poder e clicar nas cartas. Há um modo de decorar um quarto, um modo de construir looks para Sakura e vencer conseguindo pontos, há modos de tabuleiro, eventos especÃficos, jogo de memória, tudo embutido em uma experiência bastante turbulenta e cheia de opções.
Parece que os desenvolvedores não decidiram qual caminho seguir e decidiram seguir todos. A música, diferentemente, é um ponto alto, evocando a nostalgia que bate fundo no coração de quem cresceu assistindo ao desenho – que por sorte tivemos a chance de experimentar aqui no Brasil sem muitas alterações da experiência original do Japão. Os desenhos são lindÃssimos e ver a Sakura em seus maravilhosos looks feitos pela Tomoyo também deixam o jogo um pouco mais ‘aguentável’. Mesmo que os erros de tradução e a mistura entre inglês, espanhol e português na localização em português também te tirem da experiência.
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Cardcaptor Sakura: Chave de Memória é um jogo que, apesar de suas boas intenções, acaba sendo prejudicado pela sobrecarga de elementos tÃpicos de jogos mobile, como mecânicas gacha, interfaces confusas e uma ênfase excessiva em microtransações. Para fãs nostálgicos, há momentos que aquecem o coração, especialmente com as músicas icônicas e os belos visuais que evocam a obra original. No entanto, a experiência como um todo é dispersa e caótica, como se os desenvolvedores tivessem tentado abarcar diversos estilos de jogo ao mesmo tempo, resultando em uma aventura que, embora cativante em alguns momentos, não tem o foco necessário para manter o jogador engajado.
[Nota do Editor: Cardcaptor Sakura: Chave de Memória foi analisado a partir da sua versão para Android.]