Review | Everdream Valley
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de jogos de fazenda, com dezenas de títulos lançados anualmente, especialmente para o Nintendo Switch e para a Steam. Everdream Valley, da Mooneaters, Untold Tales e VARSAV Game Studios, combina elementos clássicos desses jogos com novas mecânicas, oferecendo uma jogabilidade exploratória envolvente e uma ampla variedade de tarefas, itens e missões. O jogo será lançado amanhã, 30 de maio, para o Playstation 4/5 e Steam, e será lançado em junho para o Nintendo Switch.
No início, não espera muito dessa experiência, mas logo nas primeiras horas de jogo, nos deparamos com uma jornada cativante e envolvente. Confesso que, quando testei a demonstração Beta pela Steam, não me empolguei tanto, mas isso mudou depois de algumas horas de gameplay.
Gameplay com boas mecânicas
Ao iniciar o jogo, somos introduzidos a uma cena de corte um tanto clichê, onde nosso personagem se muda para a fazenda de seus avós durante as férias (clássica dos jogos de fazenda), nada muito novo. Posteriormente o jogo nos coloca diretamente na ação, mas rapidamente percebemos que podemos aprender no nosso próprio ritmo. Não há muitas restrições, e embora o jogo nos oriente a realizar certas tarefas por meio de missões dos avós, ainda temos liberdade para fazer quase tudo.
A jogabilidade é envolvente, com missões constantes dos avós que nos mantêm motivados. Em apenas uma hora de jogo, já temos nosso próprio animal de estimação, árvores frutíferas, plantações, vacas, ovelhas e muito mais. Everdream Valley se desenvolve rapidamente, e quanto mais rápido completamos as tarefas solicitadas pelos nossos avôs, mais conquistamos. Podemos criar, reparar, acariciar, brincar, explorar, coletar e muitas outras coisas. É uma experiência quase completa de simulação de vida de fazenda.
Toda a jogabilidade acontece no vale, não há interações internas, somente externas. Ao interagir com a porta da casa, aparece uma animação de dormir e logo avançamos para um novo dia. Também não há construção de relacionamento com os poucos personagens do jogo, basicamente eles só servem para nos dar missões ou vender itens.
Uma das coisas interessantes que foram adicionadas ao jogo são os minigames, como por exemplo, para extrair a lã das ovelhas, somos levados a um minigame em que temos que girar e cortar os pelos do animal. Isso acontece em várias situações do jogo, como na hora de cozinhar e até em sonhos, este último traz algumas mecânicas novas e ajudam na progressão da história.
Gráficos exuberantes
Os gráficos do jogo são uma das grandes surpresas que tive. Estamos acostumados com jogos genéricos e gráficos medianos, são poucos os jogos de fazenda que realmente trazem personalidade e são bonitos, conseguiria citar ‘Stardew Valley’, ‘Roots of Pacha’, ‘Animal Crossing’ e ‘Story of Seasons: Friends of Mineral Town’, e agora ‘Everdream Valley’.
O jogo traz alguns dos melhores gráficos nesse estilo, é realmente muito bonito, com cenários que me deixaram boquiaberto em várias ocasiões, especialmente quando centenas de borboletas embelezaram ainda mais a tela.
Nem tudo são flores
No entanto, o jogo não está isento de problemas. Em uma das missões iniciais, a avó pede para prepararmos um ensopado de legumes, o que deveria ser algo simples, mas me custou pelo menos uma hora de jogo, o comando de acesso ao livro de receitas no menu do jogo estava incorreto. Por conta disso, pensei que não estivesse disponível e tive que descobrir a receita por tentativa e erro.
Outro grande problema, que talvez eu vá precisar de uma atualização para ser resolvido, está relacionado a missão das alpacas. Basicamente, temos que levar uma alpaca até uma outra alpaca que está triste e solitária. Porém, tenho uma alpaca presa e imóvel em uma ilha, e não consigo levá-la até a alpaca triste, o que está me impedindo de completar uma missão principal da história.
Além disso, outros problemas técnicos podem ser observados durante a jogatina, como a impossibilidade de pegar um item coletável próximo a outro objeto. Em vez disso, somos direcionados a realizar outra tarefa, como desmontar uma cerca. Esses problemas são menores e raramente causam grandes transtornos, mas estão presentes.
Algumas missões não são intuitivas e podem ser desanimadoras em alguns momentos. Especialmente as missões de encontrar itens, pois o mapa é muito grande e é difícil localizar determinados itens, como cachecóis e bombas d’água. Acredito que o jogo deveria fornecer um indicativo com uma área de busca para nos orientar melhor durante a procura.
Conclusão
Joguei várias horas do jogo e posso dizer que Everdream Valley oferece uma quantidade impressionante de conteúdo para desfrutar, tanto na fazenda quanto na exploração contínua do vale. Fiquei surpreso com a qualidade da experiência proporcionada. Em meio a tantos jogos de baixa qualidade lançados nesse gênero, Everdream Valley se destaca como uma opção realmente boa. Com gráficos encantadores, uma trilha sonora relaxante e uma variedade de atividades para realizar, Everdream Valley proporciona uma sensação de paz e tranquilidade.
Se você é fã de jogos de fazenda e está procurando uma opção para variar um pouco, Everdream Valley é uma escolha interessante. Ele combina a atmosfera nostálgica de uma fazenda familiar com uma abordagem visualmente atraente em 3D.
[Nota do Editor: Everdream Valley foi analisado a partir da sua versão para Playstation 5. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Games Branding para avaliação.]