Unplugged: Air Guitar, desenvolvido pela Anotherway e publicado pela Vertigo Games, foi lançado para Meta Quest e PC em 2021 e chegou agora, em 2023, para PlayStation VR2 junto do lançamento do novo periférico de realidade virtual da Sony, dia 22.

O salto evolucionário que este jogo traz ao seu aclamado ‘pai’ Guitar Hero é impressionante, ainda mais com o advento da realidade virtual e os comandos por movimento dos controles do periférico. É só quase que literalmente pegar a guitarra e sair tocando músicas ícones do rock. Temos sucessos de The Offspring, Weezer, Ozzy Osbourne, Jet, The Clash e tantos outros.

Seu mentor, dentro do jogo, é a lenda do rock, Satchel, da banda satírica de glam metal Steel Panther. E com a produção do guitarrista principal de Guitar Hero, tocar guitarra no ar com Unplugged: Air Guitar torna-se uma experiência ainda mais inesquecível.

Free Bird

Escolha sua guitarra virtual, selecione uma canção, combine o controle com as cordas, toque no tempo certo e conecte-se com o público! Parece fácil e, no modo fácil, até que é, mas não deixe-se enganar, Unplugged: Air Guitar traz uma experiência para todos os níveis de dificuldade. Com os botões L1/L2 ou R1/R1, dependendo se você é destro ou canhoto, é necessário seguir os ícones coloridos na tela que chegam a sua guitarra, enquanto com a outra mão você usa uma palheta virtual para tocar no momento certo.

É realmente uma experiência de próximo nível de Guitar Hero, e com a dificuldade aumentando é cada vez mais difícil e desafiador completar esse jogo de batidas no ritmo certo. E a trilha sonora, incrível, deixa essa jornada sem dúvida muito interessante. A partir daí você irá desbloquear novas canções, locais, guitarras e mais no caminho para o estrelato, disputando com os melhores guitarristas nas classificações.

Cada música traz 4 modos de dificuldade e os níveis tem missões que você deve completar para liberar novas músicas e locais para animar o público, além de muitas guitarras e palhetas para comprar e estilizar o seu show.

186a405693821-screenshotUrl
186a405539b24-screenshotUrl
186a40686aa72-screenshotUrl
186a405dc0d99-screenshotUrl
186a4066ff063-screenshotUrl
186a406615b13-screenshotUrl
186a4064fd284-screenshotUrl
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Should I Stay or Should I Go

Começar o jogo no tutorial já com o sucesso Should I Stay or Should I Go de The Clash já te coloca em uma vibe muito rock’n roll e isso o jogo não deixa barato. A ambientação roqueira e os sucessos do gênero musical, além da comicidade exótica do seu mentor fazem com que esses sejam os pontos de adoração do jogo.

A execução no entanto por vezes é um pouco difícil, e isso não só pela dificuldade de acertar o ritmo no jogo, mas algumas vezes você sente a guitarra se movimentando estranhamente fazendo com que sua mão fique em posições estranhas. E o jogo também não funciona muito para ser jogado sentado. Para melhor aproveitar você deve mesmo ficar de pé para ser o guitarrista da banda.

Spirit in the Sky

Unplugged: Air Guitar é o jogo perfeito para os guitarristas de plantão, os órfãos de Guitar Hero, quem ama jogo ritmo e muito rock’n roll! Segue o preço base de muitos jogos de VR melhorados para a nova versão do periférico de R$ 133,90 na PlayStation Store. E, apesar de poder ser um pouco difícil de manejar por vezes, é uma ótima adição a biblioteca de realidade virtual para você se sentir a estrela do rock vez ou outra na sua própria sala.

Unplugged: Air Guitar
Veredito
É hora do show! Unplugged: Air Guitar traz o melhor da vibe Guitar Hero para o VR e te coloca na pele de um guitarrista em busca do sucesso.
História/Conceito
8.5
Gameplay
8.5
Diversão
9
Design
8.5
Som/Trilha
10
Prós
A evolução de Guitar Hero
Muito divertido
Trilha sonora impecável
Contras
Poderia ter mais músicas e sucessos
Os movimentos poderiam ser mais precisos
Mão pode doer após alguma desregulação do modo de contato na guitarra
8.9

[Nota do Editor: Unplugged: Air Guitar foi analisado a partir da sua versão para PlayStation VR2. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Evolve PR para avaliação.]