Primeiras Impressões | Wizdom Academy
Em tempos sombrios de apagamento da história LGBTQ+ (com foco no T) pelo mundo – e Estados Unidos – a fora, e que um jogo de aventura baseado no universo criado por uma transfóbica é um dos grandes sucessos de uma empresa de games, as alternativas mágicas aparecem cada vez mais um lugar seguro e confortável para tentarmos um mundo melhor. Wizdom Academy, da Kipwak Studio, é um novo simulador de cidade com temática de escola de magia, para você fazer a sua academia de feiticeiros como quiser, com quem quiser, do jeito que preferir.
O jogo ganhou uma demo durante a Steam Next Fest e tivemos a oportunidade de testar esse mundo encantado que mistura gerenciamento profundo, personagens carismáticos e uma liberdade criativa interessante. Porém, apesar do charme, Wizdom Academy ainda sofre com problemas de interface, falta de um objetivo claro e a ausência de localização. Essas são nossas primeiras impressões!
Se você gosta de jogos de simulação e construção, Wizdom Academy tem muito a oferecer. A proposta é construir e expandir sua própria escola de magia, gerenciando recursos, estudantes, professores e a infraestrutura da academia. O sistema de construção é intuitivo e permite uma boa personalização, facilitando a criação de um castelo de feiticeiros do seu jeito.
A trilha sonora é outro ponto positivo, trazendo um tom mágico e imersivo, complementando bem a ambientação. O mundo do jogo é bem construído, com um charme visual único – apesar de algumas partes em 3D estarem bastante cruas ainda -, e os personagens são cativantes, adicionando uma camada narrativa que poderia ser melhor explorada.
Embora a proposta de Wizdom Academy seja interessante, a interface (UI) é um dos grandes pontos fracos do jogo. Os menus são poluídos, com muitas informações jogadas na tela ao mesmo tempo, dificultando a navegação. Além disso, os textos são pequenos, e a quantidade excessiva de submenus pode tornar a experiência cansativa, especialmente para quem está conhecendo o jogo pela primeira vez.
Outro problema é que o jogo ainda não tem um objetivo bem definido. A progressão parece girar em torno de ganhar dinheiro apenas para ganhar mais dinheiro, sem um propósito maior ou uma sensação real de progressão significativa. Isso pode afastar jogadores que preferem um senso de direção mais claro em jogos de gerenciamento.
Além disso, a ausência de localização em português pode ser um impeditivo para quem não domina o inglês, principalmente considerando que o público-alvo inclui fãs de simulação e construção, que podem ser mais casuais. Esperamos que, até o lançamento final, o jogo receba uma tradução para expandir seu alcance.
Wizdom Academy tem um conceito forte e uma execução que, embora ainda precise de melhorias, já demonstra potencial. Se a UI for reformulada para ser mais intuitiva, os menus forem otimizados e o jogo receber um objetivo mais claro, ele pode facilmente se tornar um dos queridinhos do gênero.
Para quem é fã de simuladores de gerenciamento e construção, vale a pena ficar de olho na evolução do jogo e torcer para que os desenvolvedores ajustem esses detalhes antes do lançamento completo. Afinal, todo aprendiz precisa de tempo e ajustes antes de se tornar um grande feiticeiro.
Wizdom Academy tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2025 para PC via Steam.