E o príncipe da Pérsia está cada vez mais perto de nós, e agora mais perto de ainda mais jogadores. A Ubisoft, responsável pelo desenvolvimento do novo metroidvania 2.5D da franquia, Prince of Persia: The Lost Crown, publicou uma série de novidades em acessibilidade para o novo lançamento, entre eles modo de alto contraste e modo guiado.

Em um novo vídeo de desenvolvedor focado especificamente na acessibilidade (que pode ser visto abaixo na íntegra em inglês), a equipe compartilhou como eles abordaram este lançamento, com o programador sênior de gameplay Christophe De Labrouhe afirmando que “os jogos Metroidvania podem ser bastante difíceis, e este também pode ser bastante difícil“.

Mas, por mais desafiador que The Lost Crown possa ser, a equipe não quer que os jogadores desanimem e incluiu uma variedade de opções de acessibilidade como padrão. Isso inclui texto maior por padrão, sem eventos de tempo rápido e “sem feedback baseado em cores“. Além disso, haverá opções que permitirão aos jogadores personalizar a dificuldade do jogo de acordo com o estilo que for melhor para eles.

Acho que design acessível é um bom design”, disse o designer sênior de jogos Rémi Boutin. “Queremos oferecer um jogo desafiador, mas realmente queremos ter certeza de que todos possam ajustar a experiência conforme desejarem.” O modo de alto contraste é ainda dito por Rémi como “o primeiro para um jogo da Ubisoft”.

“Tínhamos muitos dados para marcar – inimigos, aliados, o jogador, todas as recompensas, armadilhas. Foram muitos dados para processar para ter certeza de que pessoas com visão subnormal podem jogar e entender o que está acontecendo na tela.”

Rémi Boutin

Haverá também um modo guiado que os jogadores podem ativar para ajudá-los a saber para onde devem ir, que pode ser ativado temporariamente. Além disso, os jogadores poderão colocar um Memory Shard, que permitirá fixar capturas de tela no mapa para ajudar na exploração. Você pode conferir o vídeo completo sobre acessibilidade da Ubisoft abaixo:

Fonte: Eurogamer