Análises

Review | Acolyte

0

Acolyte é um jogo que traz uma proposta diferente e interessante. Desenvolvido pela Superstring, Acolyte traz uma mistura de jogo investigativo, aventura narrativa com realidade aumentada (ARG) e uma história curiosa sobre Inteligência Artificial e supercorporações.

Em Acolyte você conversa com a IA de forma orgânica, com dinamismo, linguagem neutra e notificações push, além de ir além do jogo e trazer suas investigações para o mundo real com acesso a sites específicos, matérias, imagens fora do próprio jogo.

Ana

Você é o mais novo testador de uma inteligência artificial que vem para mudar o modo com que nos relacionamos com o mundo. Essa versão da assistente pessoal Alexa se chama Ana e tem uma persona para te ajudar nas tarefas, e você, como novo contratado da empresa que a produziu Nanomax deve testar a inteligência e reportar bugs. Mas a empresa pode não ter a melhor das intenções para o futuro tecnológico do mundo e você pode entrar no meio de uma investigação sobre desaparecimentos, laboratórios secretos, testes em humanos e muito mais.

E um ponto bem interessante é que esse jogo é de Realidade Aumentada, ou seja, vai além da UI e da gameplay do jogo que imita um aplicativo de celular. Por vezes é necessário acessar sites na internet, ou mesmo arquivos no diretório do jogo onde você o instalou no computador. E isso demanda um pouco de conhecimento técnico, o que pode afastar alguns jogadores casuais da experiência. Por exemplo, em um dado momento você precisa acessar as informações EXIF de uma imagem para descobrir a localização dela, o que não é uma tarefa fácil para um leigo.

Fora do App

Preparado para um mundo de mistérios corporativos? Então venha se divertir em Acolyte. A história não é praticamente uma novidade ou algo muito diferente, já que corporações más e tecnologia saindo do controle sempre são representados em diversas mídias, mas a novidade aqui está na imersão. Com a realidade aumentada e a necessidade de achar sites de empresas, artigos jornalísticos, imagens em seu computador, localizações, nomes e até código-fonte de páginas web, faz de Acolyte uma boa adição ao gênero, mesmo trazendo uma dificuldade bem avançada ao game.

Acolyte já está disponível na Steam.

Acolyte
Veredito
Acolyte é um jogo que vai além do jogo e se torna bem interessante, mesmo abusando da dificuldade e tecnicidade por muitas vezes.
História/Conceito
8.5
Gameplay
7
Diversão
7.5
Design
8
Som/Trilha
6.5
Reader Rating0 Votes
0
Prós
Instigante e Divertido
Realidade aumentada torna a investigação mais real e interessante
Opções de personalização
Gameplay bem estimulante
Contras
Somente em inglês
Dificuldade bem avançada para determinadas ações do jogo
AI empaca por vezes
Trilha simples e não-memorável
7.5
Instigante

[Nota do Editor: Acolyte foi analisado a partir da sua versão para PC. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Press Engine em nome da Superstring para avaliação.]

Neto Verneque
"A gente precisa normalizar o conceito do gamer ruim" 🍪 @vernxneto 🐦 @vernxneto

    Japão | Nintendo reconhece casamento homoafetivo para seus empregados

    Anterior

    The Sims 4 | Configurações de atração sexual e romântica serão adicionadas ao jogo

    Próximo
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Em Alta