Roots of Pacha é retirado da steam por Disputa entre publisher e desenvolvedora
No fim de abril, Roots of Pacha ficou disponível para PC via Steam com a desenvolvedora Soda Den, afirmando que o próximo passo seria o foco nas versões para console do jogo de simulação e gerenciamento na idade da pedra. No entanto, agora, o jogo não está mais disponível para compra pois a publisher Crytivo Games pediu a retirada do jogo, supostamente por divergências com a desenvolvedora.
A Soda Den veio a público esclarecer o motivo de o jogo ter sido retirado da loja:
Como você deve ter notado, a página da Steam de Roots of Pacha está temporariamente offline.
Lamentamos informar que estamos envolvidos em uma disputa com a Crytivo sobre os direitos de Roots of Pacha. Trabalhamos muito para resolver amigavelmente nosso problema com a Crytivo internamente. Em vez de trabalhar conosco para resolver o problema, a Crytivo procurou a Valve e os autorizou a remover o Roots of Pacha do Steam sem nosso conhecimento ou consentimento.
Enquanto resolvemos nossos problemas com Crytivo, continuaremos desenvolvendo Roots of Pacha com a mesma energia que sempre colocamos nele. Não poderíamos estar mais gratos pela recepção geral do jogo. No momento, estamos trabalhando em um roteiro e estamos entusiasmados em dizer que estará pronto para você no próximo mês!
Estamos cautelosamente otimistas de que Roots of Pacha retornará ao Steam muito em breve.
Equipe Soda Den
A publisher Crytivo respondeu ao mesmo tweet com sua versão sobre a problemática:
Queridos fãs,
Queremos abordar os desenvolvimentos recentes sobre o jogo Roots of Pacha e sua remoção do Steam. Entendemos que esta notícia pode ser frustrante para nossos fãs e garantimos que nossa equipe está trabalhando diligentemente para resolver a situação o mais rápido possível.
A equipe Crytivo trabalhou duro para fazer do Roots of Pacha um sucesso. Colaboramos de perto com a equipe Soda Den por 3 anos, fornecendo suporte e orientação durante toda a jornada que levou ao lançamento do jogo em 25 de abril.
Em 27 de abril, apenas dois dias após o lançamento bem-sucedido, recebemos uma mensagem inesperada da equipe do Soda Den, informando que eles estavam reivindicando a rescisão unilateral do contrato sob o qual trabalhamos por três anos, tratando-o como nulo. Isso desconsiderou todo o nosso trabalho e os termos do contrato de compartilhamento de receita acordados. Pouco depois, eles removeram nosso acesso à página do Steam para nossa equipe.
De acordo com a Política da Valve, se houver uma disputa entre as partes, elas removerão a página até que a disputa seja resolvida.
Agradecemos sinceramente seu apoio e compreensão durante este período desafiador. Fique tranquilo, estamos empenhados em resolver essa situação e garantir que Roots of Pacha volte ao Steam. Continuaremos trabalhando de perto com todas as partes envolvidas, incluindo a Valve, para chegar a uma solução satisfatória.
É claro que temos muito mais a compartilhar sobre essa incrível jornada e temos orgulho dos serviços que prestamos.
Não estamos buscando nada além do benefício do contrato pelo qual trabalhamos duro por três anos. Este é um momento extremamente desafiador para nossa equipe.
Obrigado por fazer parte da nossa família e por seu apoio inabalável.
Equipe Crytivo
Ambas partes deram sua posição e sua visão sobre o que aconteceu, mas para o fãs o importante é o fato de que ambas afirmam estar tentando resolver a situação para que o jogo volte as mãos de quem esteja afim de comprar e se divertir na idade da pedra. Ainda não há uma posição definitiva, no entanto, de quando isso irá se resolver e o jogo voltará a Steam.
Fonte: Eurogamer