A popularidade dos jogos da série Fallout, da Bethesda Softworks, experimentou um aumento significativo de jogadores após o lançamento da série de TV adaptada pela Amazon Prime Video. A série estreou em 12 de abril e rapidamente recebeu elogios da crítica, ostentando uma impressionante pontuação de 94% no Rotten Tomatoes e 88% de aprovação do público.

De acordo com a SteamDB, esse sucesso televisivo parece ter influenciado diretamente o engajamento nos jogos, com um notável aumento no número de jogadores simultâneos no Steam. Inicialmente, os dados do SteamDB, divulgados no X, indicavam que a quantidade de jogadores simultâneos havia mais que dobrado, mas os números continuaram a crescer, com alguns títulos da franquia agora exibindo um aumento de mais de três vezes em relação aos números usuais.

Fallout 4, por exemplo, que normalmente registrava picos de fim de semana entre 20.000 e 24.000 jogadores nos últimos seis meses, alcançou um novo pico de 83.491 jogadores em um domingo recente. Fallout 76 também viu um aumento expressivo, saltando de um recorde de três meses de aproximadamente 13.000 jogadores para 39.455, estabelecendo um novo recorde de pico de jogadores simultâneos.

Até títulos mais antigos da série, como Fallout: New Vegas e Fallout 3: Game of the Year Edition, observaram aumentos notáveis. New Vegas subiu de uma média de cerca de 5.000 para 19.505 jogadores simultâneos, enquanto Fallout 3 passou de cerca de 1.000 para um pico de 6.731.

A influência do programa de TV é ainda mais evidenciada pelo gráfico de jogadores simultâneos do último ano, que mostra um aumento drástico. Com o anúncio da renovação da série da Amazon para uma segunda temporada, estrelada por Ella Purnell, Walton Goggins e Aaron Moten, a tendência de crescimento pode continuar.

Fonte: Videogames Chronicle