Overwatch 2 lança grátis hoje, dia 4 de outubro, e no fim de setembro a Activision Blizzard anunciou três programas que chegam ao cenário competitivo e casual do jogo. Eles visam promover um ambiente saudável, com foco em sua nova e recorrente base de jogadores LGBTQ+.

Em uma postagem no blog intitulada “Calling All Heroes”, a equipe de Overwatch e seu programa competitivo de E-Sports, Overwatch League (OWL), anunciaram que desenvolveriam uma matriz de defesa no jogo, Challenger’s Cup e Caster Camp. A Blizzard disse que o objetivo desses programas é “focar na equidade, visibilidade e apoio da comunidade para gêneros sub-representados”.

Para garantir que sua declaração de missão seja mantida, a equipe de Overwatch anunciou que lançará um sistema de jogabilidade chamado Defense Matrix. O programa funcionará como um sistema para “proteger a integridade do jogo e promover um comportamento positivo em Overwatch 2”. Como isso será feito pode ser um pouco invasivo, pois envolverá o uso do seu telefone em seu novo programa, SMS Protect.

“O Defense Matrix fortalece a segurança e a experiência de jogo de Overwatch por meio de aspectos como SMS Protect, transcrições de áudio e a nova experiência do usuário pela primeira vez, para citar alguns”

Blizzard, via postagem no blog

Se você estava querendo desativar o SMS Protect, parece que você não poderá jogar Overwatch 2. Porque os jogadores de todas as plataformas precisarão ter seus números de telefone vinculados às suas contas da Battle Net para jogar Overwatch 2.

Além disso, o Caster Camp contará com emissoras como Soe Gschwind da OWL e Matt “Mr. X”Morello. O plano é que eles compartilhem as habilidades que aprenderam como comentaristas profissionais de Overwatch para pessoas da comunidade LGBTQ+ na esperança de desenvolver suas habilidades e fazer conexões dentro da indústria. As inscrições estão abertas e vão até 28 de outubro.

É bem interessante ver que a representatividade LGBTQ+ no jogo vai além de personagens representados e busca criar uma comunidade mais inclusiva e protetiva aos jogadores.

Dois dos principais personagens da franquia, Tracer e Soldier 76, servem como representação LGBTQ+ confirmada do jogo, e é muito bom ver que a Blizzard pelo menos reconheça que também sua base de jogadores e as necessidades de inclusão e cuidado com essa comunidade.

Fonte: Kotaku