Review | Spells & Secrets
Spells & Secrets, desenvolvido pela Alchemist Interactive e rokaplay, e publicado pela Merge Games como parte da Maximum Entertainment, foi lançado em 9 de novembro para PC, via Steam, Nintendo Switch e PlayStation 5, com a versão de Xbox Series S|X planejada para uma data futura. O jogo é um roguelike que coloca você na pele de um estudante em uma escola de magia que mais parece um castelo labiríntico e cheio de secretos.
Escola de Magia
O jogo começa com você personalizando seu personagem, com uma ampla variedade de opções de roupas, cabelos, maquiagem, acessórios, bem inclusivos e não definidos por gênero (já que nessa escola de magia todos são bem vindos) e, com seu personagem pronto, é hora em embarcar no seu primeiro dia como aluno de magia na Academia de Greifenstein. Mas um incidente misterioso libera criaturas mágicas e instaura o caos sobre a escola. Depende de você sair e restaurar a ordem, resolvendo enigmas e encontrando artefatos poderosos enquanto desenvolve seus poderes.
Em partidas roguelike resta a você andar pelos corredores, salas e pátios da escola, gerados proceduralmente, lutando contra inimigos, coletando itens, poções, ouro, melhorando seus feitiços aprendidos e seguindo cada vez mais no mistério do que está acontecendo ali. A parte roguelike do game é simples, como vários outros jogos do gênero, salas aleatórias e comandos simples para os feitiços, desviando dos ataques inimigos e tentando derrotá-los.
Como jogos semelhantes, sua função aqui é tentar evoluir seu personagem ao máximo para avançar sempre com mais e mais força entre os desafios das jogadas geradas. E nessa proposta o jogo traz um conceito simples, com comandos simples e uma diversão na média. Mas o interessante mesmo são os quebra-cabeças e segredos que você pode encontrar pelo caminho, salas escondidas atrás de quadros mal alinhados, ou um jogo de xadrez podem te garantir ouro e itens especiais e essas partes são realmente o ponto brilhante do jogo.
Além disso, há mais o que fazer do que apenas sair em jornadas, você vai conhecer seus colegas de escola, seus professores, talvez se juntar a um grupo de estudantes e tentar desvendar os mistérios e segredos que se escondem pelas paredes desse castelo mágico. Infelizmente, o som e música não ajudam muito a imergir o jogador nesse mundo e os carregamentos que parecem muito demorados para um jogo do gênero também te tiram da imersão que os pontos fortes do jogo tentavam te colocar.
Nota Final
Spells & Secrets é um jogo interessando e com potencial, que se perde em uma imersão quebrada pela demora e pela falta de foco naquilo em que o jogo faz de melhor. O ponto principal do game é simples e nada diferente de diversos do gênero, mas suas adições, segredos e toda a ideia de uma escola de magia o torna menos genérico e poderia ser muito mais explorada para deixar esse jogo com uma personalidade única e divertidíssima, e se a trilha fosse melhor já era um bom caminho andado. Infelizmente a magia aqui é fraca, mas não deixa de ser um jogo divertido e uma boa adição ao gênero.
[Nota do Editor: Spells & Secrets foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Masamune para avaliação.]