A Pretahub em parceria com a Salve Games anunciou Zumbi dos Palmares, seu primeiro jogo eletrônico, com lançamento previsto para fevereiro de 2024. De temática decolonial, o jogo permitirá aos jogadores defenderem o Quilombo dos Palmares em uma luta intensa contra invasores.

Alexandre De Maio, diretor da Salve Games, revelou que o jogo foi criado usando o Unreal Editor for Fortnite (UEFN), uma ferramenta que permite desenvolver mapas e publicar jogos no Fortnite. Segundo ele, o processo envolveu mapeamento de dinâmicas, esforços concentrados e personalização de personagens NPC, seguindo as diretrizes do universo Fortnite para garantir uma experiência acessível e inclusiva.

Segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB), levantamento anual sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, negros e mulheres são maioria entre gamers brasileiros, (54,1%) quando somados aqueles que afirmam ser pretos (12,7%) ou pardos (41,4%). Nesse ano, o destaque foi o engajamento, 82,1% consideram que jogar eletrônicos é uma das suas principais formas de diversão. É uma parcela significante que agora vai ver através da linguagem digital dos games, o interesse pelos nossos heróis e pela nossa história, contada sob uma perspectiva decolonial.

Além de contar com uma equipe de historiadores e roteiristas negros, os responsáveis foram até o Parque Palmares em Maceió, para simular cenas e construir falas. O lançamento do jogo previsto para 2024 está dentro do projeto Bioma Comunicação Ancestral, uma realização da PretaHub apoiada pela Fundação Ford, que visa criar uma comunidade de comunidaores e gerar conectividade entre profissionais e possíveis empregadores, além de conteúdos educativos a fim de uma transformação territorial que catalisa e conecta os criativos negros, indígenas, periféricos e LGBTQIAPN+ com o mercado de trabalho.

Fortnite é um jogo gratuito da Epic Games, e um dos mais famosos e influentes da indústria. O game está disponível para download grátis no PC, PlayStation 5, Xbox Series S|X e Nintendo Switch.

Fonte: Release de Imprensa