Disney Dreamligh Valley, o jogo de simulação e gerenciamento da Disney que mistura The Sims e Animal Crossing, já está disponível em acesso antecipado para quem adquiriu um dos pacotes de fundadores do jogo (ou é assinante do sistema Game Pass no Xbox). E a gente preparou um guia para você se dar bem no começo do jogo e saber que caminhos tomar para tirar o melhor proveito do jogo já desde o começo.

1. Recursos: o que guardar e o que vender

É importante ter algumas coisas em mente quanto a gerenciar recursos do jogo. Em Dreamlight Valley você tem acesso a muitos recursos que podem servir para diversas coisas. Madeiras variadas, peixes, alimentos, gemas preciosas, pedras, flores, temperos, sementes entre outros. O que é importante fazer um estoque e o que pode ser vendido para fazer dinheiro no jogo?

Dream Shard & Night Shard

Dream Shards e Night Shards são dois recursos únicos do mundo de Dreamlight Valley e é importante que um deles pelo menos seja racionado e não vendido ou usado para produzir outros itens. Night Shards são recursos relativamente abundantes, você os encontra em montinhos de terra brilhante para cavar, já Dream Shards são mais raros e aparecem em proporções menores ao remover Night Torns do seu mundo.

Os Night Torns estão por toda parte no começo do jogo e quando você abre uma nova área da ilha, mas após remover todos, eles são resetados diariamente e 10 novos aparecem, mas nem todos os 10 te presentearão com os Dream Shards. Outro jeito de tentar a sorte para receber um desses Dream Shards é dar a algum animal do jogo sua comida preferida: cenoura aos coelhos, amendoins aos esquilos, blueberries aos guaxinins, alga marinha às tartaruas, lagostas aos crocodilos, peixe White Sturgeon para as raposas e algo ainda não descoberto para os passarinhos (mais detalhes sobre como alimentar cada um em um próximo guia).

No entanto, a proporção de receber um Dream Shard é baixa (e a desenvolvedora está ciente disso e presenteou os jogadores com 40 Dream Shards em seu correio até que o ratio seja corrigido). E os Dream Shards são parte essencial de muitas missões do jogo. Eu mesmo fiquei preso na missão da Mother Gothel, de Enrolados, pois precisava de cinco Dream Shards para conseguir tirar uma maldição da ilha que prendeu todos os personagens em suas casas e eu não as tinha no momento, demorando quase dois dias inteiros para conseguir novos ao alimentar animais.

Por tanto, guarde bem seus Dream Shards e não os venda ou transforme em Purified Dream Shards. Já os Night Shards não precisam de tanto cuidado.

[Atualização 19/09]: Após a última atualização do jogo no dia 15 de setembro, os Dream Shards tiveram suas chances melhoradas e podem também aparecer agora ao cavar buracos brilhantes como os Night Shards, portanto eles não estão mais tão difíceis assim de encontrar.

Gemas

Gemas não são tão raras e se você acessar sua coleção pode ver em que região do mapa cada gema tem mais chances de aparecer. Mesmo que uma pedra de mineração não mostre que há uma gema ali, é possível que elas apareçam ao minerar. Algumas pedras já mostram de cara que há uma gema ali com um elemento visual de gemas preciosas aparecendo na pedra e as pedras reiniciam com certa frequência, então são relativamente comuns.

Mesmo sendo vendidas a preço alto, é importante manter uma reserva das gemas já que elas são necessárias para certas missões de personagens e também para fazer itens para sua ilha como lâmpadas variadas e outros. Apesar de serem uma boa fonte de dinheiro para o começo do jogo, assim que você tiver um tempo já, missões completas e áreas abertas há outras maneiras melhores de você aumentar seu banquinho e deixar as gemas para outras funções.

Flores e Materiais

Flores e materiais como areia, madeiras, pedras, aparecem em abundância pelo seu mundo e podem ser usadas para uma variedade de coisas como craftar itens, completar missões e para venda. Flores são especialmente usada para presentear os personagens com presentes favoritos do dia e para itens, por isso podem ser vendidas, mas também podem ser guardadas para acumular e usar em itens que você gostaria de ter.

Alimentos

Alguns alimentos são usados para missões, mas como eles podem ser plantados e colhidos não há necessidade de guardar e estocar tais itens. Alimentos servem bastante como uma fonte de renda para você ter seu rico dinheirinho, já que o Tio Patinhas é uma versão exponencial de Tom Nook e te extorque muitas moedas para expandir tendas, lojas e a sua própria casa.

2. Amizades e bônus de atividades

As amizades com os personagens são muito importantes para você desbloquear novas missões e até novos personagens dentro do mundo de Dreamlight Vallet, mas mais importante ainda é garantir os bônus de atividades. Quando você chega em certo nível com os personagens, na maioria das vezes é já no segundo ou terceiro nível, você pode escolher uma posição pré-determinada para seu personagem:

  • Gardening (Plantações)
  • Fishing (Pesca)
  • Mining (Mineração)
  • Foraging (Coleta de Itens)
  • Digging (Cavar)

E isso é muito importante para duas coisas: garantir mais itens nas atividades escolhidas e garantir bônus de amizade e subir o nível de amizade do personagem mais rápido. Até o nível 10 (máximo) de amizade, você ganha itens por cada nível e garante melhora nesses bônus. E, afinal, como ativar esses bônus?

A primeira coisa é escolher a opção determinada assim que ela aparecer, tenha certeza de ter variadas atividades em vários personagens para você ter essa variedade de bônus. Se você escolher, por exemplo, a atividade de Gardening para o Remy, de Ratatouille, quando você for fazer a atividade, ou seja, plantar e colher, sempre chame Remy ou outro personagem com este bônus para acompanhar você (na opção “Let’s Hang Out“), assim você garante que a atividade ganhe bônus e possivelmente itens duplicados.

3. Faça as missões de Dreamlight

As missões são o melhor e mais rápido jeito para você acumular cada vez mais e mais Dreamlight no jogo. E você vai precisar delas! Para abrir novas áreas e abrir portas no Dream Castle elas são necessárias e tem lugares que vão pedir muitas! A última área cobra 15.000 Dreamlight para desbloquear, ou seja, é hora de começar a correr atrás delas.

Enquanto as missões são generalistas de fazer comidas, coletar temperos, coletar frutas, vender itens, aumentar níveis de amizade, que você consegue durante a jogatina, é bom se atentar em algumas que não são tão simples assim. Há missões de tirar fotos (você não irá tirar muitas fotos durante missões), missões de vender comidas de certa quantidade de estrelas etc. Outro detalhe importante é olhar e sempre resgatar as missões já completadas para garantir seus Dreamlight.

Principalmente na aba “Dreamlight Duties“, essas são seis missões diárias rápidas que vão de trocar de roupa a conversar com alguém. Mas o importante é sempre lembrar de resgatá-las para que novas missões aparecem e você mantenha um ritmo bom de cumprimento de missões.


Essas são dicas simples, mas que podem te ajudar muito no começo da sua aventura nessa terra mágica da Disney. Para mais Disney Dreamlight Valley, veja nossos outros guias: Peixes e onde achá-los | Livro de Receitas