0

Claramente, este é um teste para mim. Sim, os poderosos querem que eu saia sozinho. Depois de superar muitas dificuldades, estarei um passo mais perto do estrelato!

– Birdo, Mario & Luigi: Superstar Saga
Gênero
Indefinido
Primeira Aparição
Super Mario Bros. 2
Última Aparição
Mario Party Superstars
Local de Nascimento
Subcon
Raça
Birdo
Inclinação
Aliado (antigo oponente)
Gênero
Indefinido
Primeira Aparição
Super Mario Bros. 2
Última Aparição
Mario Party Superstars
Local de Nascimento
Subcon
Raça
Birdo
Inclinação
Aliado (antigo oponente)

Birdo é um personagem interessante. Para dizer o mínimo. Caindo na franquia Super Mario de paraquedas, o dinossauro rosa que usa laço e cospe ovos, era na verdade um dos chefões originais do jogo Yume Kōjō: Doki Doki Panic de 1987 que, na América do Norte, serviria como base para a criação de Super Mario Bros. 2.

Desde então, Birdo aparece em várias séries spin-off da franquia, sendo mais um aliado de Mario do que um chefão ou inimigo. E porque Birdo é considerado um personagem interessante? Bom, desde sua concepção Birdo praticamente representa um personagem transgênero, biologicamente macho, mas que se identifica como sendo fêmea.

Mesmo sendo considerado atualmente de gênero indefinido (até porque a empresa criadora é a Nintendo que ainda anda a passos de formiga em relação a certas concepções de gênero e sexualidade), indicação iniciada em seu troféu no jogo Super Smash Bros. Brawl, no manual do jogo que apresentou Birdo, ele é descrito como “ele acha que é uma garota e joga ovos pela sua boca. Ele prefere ser chamado de “birdetta”.

Birdo é também o nome também da raça do personagem que já em seu jogo de lançamento há outros iguais a ele de diferentes cores.

Em outros jogos da franquia, geralmente, provavelmente pela semelhança, Birdo faz parceria com Yoshi em diversos jogos da franquia como en Mario Superstar BaseballSuper Mario Strikers e Mario Kart: Double Dash!!.

E a relação Birdo/Nintendo/Gênero não para por aí. Talvez a Nintendo definiu Birdo como indefinido para pode continuar com as brincadeiras e nuances de ambos. No site japonês oficial de Mario Kart Double Dash a descrição que se lê de Catherine (nome japonês de Birdo) é em livre tradução a seguinte: “Ela parece ser a namorada de Yoshi, mas na verdade é seu namorado!? Pegue um ovo e participe da corrida!

Em Mario & Luigi: Superstar Saga, Birdo se apaixona por Popple, um ladrão de Beanbean Kingdom e o gênero de Birdo é tratado de maneira leve em uma rápida passagem de diálogo, quando Popple faz uma pausa antes de decidir chamar Birdo de “dama”. E ainda nos dias de hoje, há muita confusão sobre isso, já que em Mario Party Superstars, de 2021, em diferentes traduções para diferentes países Birdo é tratado de maneira diferente. Em japonês e espanhol o uso de pronomes é evitado, enquanto que no Estados Unidos e Canadá Birdo é tratada como “ela” e no Reino Unido, como “ele”.

Sendo ele, ou ela, ou transgênero. É interessante um personagem que surgiu ao acaso no mundo de Super Mario fazer surgir tais discussões, promovendo assim entendimento ao tema e mais aproximação de um público por muitas vezes esquecido nas telas dos games.

Fonte: Mario Wiki, Mario Fandom & Nintendo Life

Neto Verneque
"A gente precisa normalizar o conceito do gamer ruim" - eu

Hades é o primeiro jogo a ganhar um prêmio Hugo Awards

Anterior

MAGLAM LORD é um novo JRPG com conceito queer e diversificado que lança em fevereiro

Próximo

Mais em Perfil